Consultora de imagem fala sobre tendências outono/inverno 2024 e impactos da moda

A consultora de imagem Amanda Barbosa, de Campo Mourão, falou à TRIBUNA sobre as principais tendências de moda que já estão sendo observadas para o outono/inverno na região e no Brasil como um todo e comentou sobre os impactos disso na vida das pessoas. Com temperaturas mais amenas, esta e a próxima estação devem apostar em diferentes estilos, geralmente com cores mais neutras.

Amanda é graduada em Moda pela Universidade Paranaense (Unipar), de Cianorte, e atua como consultora de imagem em Campo Mourão e região há 6 anos. Ao longo do tempo, a personal stylist se especializou na área, por meio de diversos curso. Os temas nos quais ela se aperfeiçoou são diversos, indo desde análise de coloração, passando por dress code (código de vestimenta) profissional até consultoria de imagens para noivas.

Com a bagagem desenvolvida pela consultora ao longo desse tempo, ela afirmou, com propriedade, o que mais importa, sobretudo para o público feminino, predominante nos atendimentos dela, quando o assunto é moda. “Nós mulheres precisamos nos vestir da forma que mais valoriza a nossa personalidade, quem a gente é de verdade, sempre”, ressaltou.

A profissional da moda comentou que o conceito de ‘tendências’ vai se modificando ao longo do tempo; por exemplo, nos anos 1990, 80 e 70, existiam tendências mais específicas. “Nos anos noventa, era a moda grunge, vestidos mais leves, com sapatos mais pesados; nos anos setenta, eram os hippies; nos anos sessenta, vestidos mais curtos, que lembravam uma boneca”, exemplificou.

Já em 2024, o que tem acontecido, segundo Amanda, são várias tendências acontecendo ao mesmo tempo. “O que é ótimo, porque a gente pode utilizar o que deseja”, falou. Assim, a cada três meses, pelo menos, aparece uma nova “onda de estilo”. “Normalmente, a tendência revisita algum lugar que deixa as pessoas mais confortáveis”, completou.

De acordo com a experiência de Amanda nos atendimentos em Campo Mourão e região nessa área da moda, muitas pessoas vêm desmistificando esse assunto que, muitas vezes, acaba sendo visto como ‘futilidade’. “Eu acho que tudo é uma construção. Existem pessoas sim que veem a moda como algo fútil, mas, com o avanço da consultoria de imagem, eu percebo que, cada vez mais, elas entendem que a gente precisa utilizar da moda ao nosso favor”, frisou.

Impactos da moda

A consultora também comentou sobre a importância da moda em diversas áreas da vida de uma pessoa. Alguns dos pontos destacados por ela foram a função que a imagem tem para o empoderamento das mulheres e a melhoria da autoestima, por exemplo. Para além do bem-estar, essa é uma das indústrias que mais emprega mulheres no Brasil, conforme lembrou Amanda.

No entanto, falar sobre formas “adequadas” de se vestir em um ambiente de trabalho, por exemplo, a consultora ressaltou que isso não quer dizer que seja preciso todos os colaboradores se vestirem de maneira padrão. O mais importante, para ela, é a pessoa se sentir confortável com o que está usando, o que contribuirá para ter mais segurança até mesmo na forma de se portar diante de diversas situações.

Isso não quer dizer que apenas a forma de se vestir será determinante para o sucesso profissional; é necessário um conjunto de fatores. “A forma como você se veste impacta nos primeiros dez minutos, dez ou três segundos; têm vários estudos que apontam diferentes números. Só que depois vai vir a sua competência, como você trabalha”, enfatizou.

Muitas vezes, é comum, também, as pessoas associarem a moda com altos investimentos financeiros. “Estar bem vestido é totalmente diferente de ter dinheiro, porque isso tem a ver com o quanto de conhecimento você tem sobre moda e você mesmo”, falou. Exemplo disso é a chamada moda circular, que prega a sustentabilidade, para tentar reduzir o consumo ‘desenfreado’ que ainda está bastante presente no país, conforme Amanda ressaltou.

Algumas das cores que mais devem predominar são marrom, bege, cáqui e cinza; entre os tecidos, estão sobretudo couro, alfaiataria e tule

Principais tendências para moda outono/inverno 2024

Diante do que Amanda tem estudado e acompanhado, principalmente nas últimas semanas de moda mais influentes do Brasil e do mundo, como em desfiles de marcas francesa e italiana, que aconteceram recentemente, o chamado estilo boho está bastante presente na moda outono/inverno deste ano. “Esse estilo bebe bastante da moda dos anos setenta, que é aquela ideia do hippie, vestidos fluidos, floral, muitos jeans, botas countries”, mencionou, explicando que é um estilo que procura manter um contato maior com a natureza.

Outro estilo destacado pela consultora, um tanto curioso, é o CLT core. “É aquela roupa que a gente olha e fala: essa roupa é de trabalho”, disse, destacando que se remete às vestimentas do universo corporativo. Esse estilo predominou bastante no final dos anos 90 e início de 2000. “Terninho, saia lápis, risca de giz”, exemplificou, salientando que essa nova tendência voltou com o nome repaginado e uma proposta mais ‘moderna’ e ‘jovial’.

A tendência dos laços também foi citada pela personal stylist, trazendo um estilo mais romântico, que busca o ‘ultrafeminino’. Cor rosa, babados e tule são algumas das características mais marcantes dentro dessa moda.

Com essas três ondas mais presentes atualmente na moda, Amanda sinalizou a versatilidade que se tem e a possibilidade de agradar a ‘todos os gostos e estilos’. “A gente tem o boho, que é o boêmio; o CLT core, que é mais tradicional, com uma carinha mais atual; e depois temos a tendência dos laços, coquetes, que é a ultrafeminilidade”, resumiu.

Em se tratando de cores, é comum, no Brasil, predominarem tons sóbrios nesta época do ano. Amanda explicou que isso acontece visto que o país é tropical, com poucos períodos de temperaturas mais baixas, em geral, durante o ano. “Então, fica mais prático a gente comprar um casaco que é mais neutro, para utilizar ele mais vezes”, comentou. Entre as principais cores, estão cinza, marrom, bege e cáqui, por exemplo. Já os tecidos que mais devem aparecer nesta época são couro, alfaiataria e tule.