Coronavírus: com cerca de 10 mil consultas suspensas, Ciscomcam retoma atendimento

Com cerca de 10 mil consultas suspensas em toda a Comcam devido a paralisação do atendimento presencial em razão da pandemia de coronavírus (Covid-19), o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Comunidade dos Municípios da Região de Campo Mourão (Ciscomcam), retomou nesta segunda-feira (1º), o atendimento presencial a pacientes de Campo Mourão.

O presidente do consórcio, Carlos Rosa Alves, prefeito de Corumbataí do Sul, informou que o Ciscomcam vinha realizando antes da pandemia, aproximadamente 62 mil exames/mês e 10,5 mil consultas. Durante os 40 dias de paralisação no atendimento presencial, foram feitos apenas 20% dos atendimentos. 

Para se ter ideias, somente de Campo Mourão foram suspensas 3.562 consultas no período, sendo Cardiologia (795); Cirurgia Geral (238); Cirurgia Vascular (2); Dermatologia (85); Endocrinologia (99); Fonoaudiologia (96); Gastroenterologia (183); Nefrogolgista (63); Neurologia (151); Ortopedia (885); Otorrinolaringologista (663); Psicologia (1); Peneumologia (137); Reumatologia (40); e Urologia (154).

“Sabemos que muitas pessoas já aguardavam há algum tempo pela consulta, mas o transporte de pessoas de outros municípios a Campo Mourão para as consultas colocaria em risco a saúde de todos”, falou o Alves. Ele ressaltou que ao atendimento presencial foi retomado somente para pacientes de Campo Mourão e que será aberto a outros municípios gradativamente, seguindo o plano elaborado pelo consórcio.  “Pacientes de outros municípios que tiver urgência e emergência as clinicas estão atendendo”, explicou. “Esperamos que os atendimentos sejam normalizados o mais breve possível”, acrescentou. 

A coordenadora geral do consórcio, Carla Cassia Alves, informou que para a retomada do atendimento presencial, o Ciscomcam elaborou um plano de atendimento que consiste no treinamento de todos os seus funcionários, adotando regras específicas e normatização do atendimento para que possa se evitado, ao máximo, qualquer tipo de disseminação de Covid-19. 

De acordo com ela, somente após a análise dos resultados dos primeiros atendimentos, é que o consórcio deverá liberar, de forma gradativa, agendamentos para atendimentos presenciais a outros municípios, ‘sempre sob supervisão de forma técnica em conjunto com o conselho curador e se necessário o conselho de prefeitos’.  “O Ciscomcam está tomando todos os cuidados necessários para que os atendimentos possam suprir as necessidades dos atendidos sem que se possa comprometer o controle eficaz para o combate  a pandemia”, disse Carla. 

As consultas, exames e procedimentos eletivos que já estavam agendados antes da pandemia, serão reagendados pelo consórcio. A suspensão dos serviços, conforme resolução assinada pelo presidente do Ciscomcam, está em vigor desde dia 23 de março. “Estamos seguindo protocolos bastante rígidos para o retorno dos atendimentos. Todos os pacientes estão passando por uma triagem, como medição da temperatura corporal e sendo submetidos a um questionário, se têm ou tiveram sintoma da doença e o servidores fazendo uso de equipamentos de proteção”, acrescentou o presidente do consórcio.

O Ciscomcam é mantido pelos 25 municípios da microrregião 12 e conta atualmente com 23 especialidades médicas credenciadas, além de laboratórios e clínicas de diagnósticos por imagens. São cerca de 350 consultas por dia, 10,5 mil/mês.