Covid-19: em reunião emergencial, prefeitos decidem apoio ao Estado, que deve anunciar lockdown

Prefeitos da Comcam participaram na manhã desta sexta-feira (26), de uma reunião online (através da plataforma Zoom) e definiram apoio às medidas de restrições para conter a disseminação do coronavírus (Covid-19), que serão anunciadas pelo Governador do Paraná, Ratinho Junior, ainda nesta manhã. Entre as medidas, o governador deverá anunciar lockdown por sete dias.  Dezoito prefeitos e gestores da saúde da região participaram do encontro. 

“O Governador vai anunciar as medidas e pediu apoio dos prefeitos de toda a região. Pelo que sabemos as medidas começam hoje à meia noite devendo seguir por sete ou oito dias”, afirmou o presidente da Comcam, Leandro Cesar Oliveira, prefeito de Araruna. 

Oliveira participou de uma reunião online na noite dessa quinta-feira (25), com o Governador e presidente de associações de municípios do Paraná, onde Ratinho adiantou medidas mais severas. “Com a chegada da vacina a população passou a ter uma falsa sensação de segurança e isso agravou o cenário”, falou Oliveira.  “Não é fácil fechar o comércio e indústria, é com dor no coração. Mas se for isso que o Governador decidir é pela vida”, emendou. 

Na macrorregional noroeste, ao menos 70 pacientes estão na fila aguardando vagas de leitos de UTI ou enfermaria. “Já apontávamos lá atrás para a situação neste estado. E agora não tem mais para aonde correr realmente. Antes trabalhávamos com a transferência de pacientes de uma regional para outra, hoje isso não está sendo possível porque não tem vagas”, informou o chefe da 11ª Regional de Saúde de Campo Mourão, Eurivelton Wagner Siqueira, que participou do encontro. Ele parabenizou a união dos prefeitos “Os prefeitos estão de parabéns. Precisamos tomar estas medidas em conjunto para cortar a circulação do vírus”, afirmou. 

O prefeito de Goioerê, Betinho Lima, informou que a Santa Casa do município, vive a mesma situação da de Campo Mourão. Sem vagas de leitos. “Hoje os 10 leitos de UTI e os 20 de enfermarias então lotados. Estou com dois na maca tentando transferência par Ivaiporã. Por isso estou de acordo com o governador e os prefeitos da região”, falou, ao declarar apoio às medidas de restrições.  

O prefeito de Campo Mourão, Tauillo Tezelli, que participou rapidamente da reunião, também disse que apoiará as medidas. “Hoje estamos com 16 ou 17 pessoas na UTI e temos 20 esperando. Temos uma UPA também lotada de pessoas procurando para fazer testes. A situação vem se agravando para todos. Não sei quais as medidas que o governo do Estado vai tomar, mas estou de acordo”, declarou. “Estou cansado desse ou daquele dizer que o problema do vírus não é no seu comércio, mas o vírus está circulando e para mim não interessa de quem é o problema. Interessa impedir a circulação do vírus”, emendou. 

O prefeito de Ubiratã, Fábio D’Alécio, também disse que apoiará as medidas. “Apoiamos e referendamos toda e qualquer medida do Governador e as medidas que sejas encabeçadas pela Comcam”, afirmou.

Participaram da reunião os prefeitos: Leandro Oliveira (Araruna); Fabio D”Alécio (Ubiratã); Akio Abe (Quarto Centenário); Adão Aristeu (Rancho Alegre D’Oeste); Same Saab (Iretama); Edenilson Miliossi (Barbosa Ferraz); Betinho Lima (Goioerê); Leonardo Romero (Quinta do Sol); Rafael Bolacha (Moreira Sales); Airton Agnolim (Nova Cantu); Ismael Dezanoski (Janiópolis); Milton Luiz Alves (Campina da Lagoa); Alexandre Donato (Corumbataí do Sul); Joel Buscariol (Boa Esperança); Julio Cesar Frare (Peabiru); Tauillo Tezelli (Campo Mourão); Vivaldo Lessa (Roncador); e Ricardo Radomski  (Mamborê).