Da celebração do verdadeiro sentido do Natal à magia da ‘família Noel’

Natal é tempo de celebração. Para os cristãos, é momento de renovação de fé e comemoração do nascimento no Menino Jesus. Além da motivação religiosa, a ‘magia’ dessa época traz esperança, e os espetáculos visuais de iluminação e ornamentação, assim como a presença do bom velhinho Papai Noel, encantam a todos, de crianças a idosos, em diversas partes do mundo. 

Na tradição religiosa, o cristianismo celebra o nascimento do Menino Jesus. Tão importante quanto essa comemoração é fazer uma reflexão sobre toda a obra de Cristo ao longo da vida, morte e, principalmente, ressurreição Dele, conforme destacou o vice-presidente da Assembleia de Deus de Campo Mourão, pastor Lenildo Rodrigues. 

Pastor Lenildo, vice-presidente da Igreja Assembleia de Deus de Campo Mourão, lendo uma mensagem para o pastor presidente, José Aroldo, e a esposa Alexia

“O Natal traz um tempo de reflexão, encontro das famílias, confraternização com os parentes. Também ele nos faz lembrar do nascimento de Cristo, do porquê Jesus nasceu, qual o objetivo, por que ele veio a esse mundo”, disse o pastor, relembrando a entrega que Deus fez de seu filho, com a passagem de Jesus no mundo, até a morte e ressurreição Dele, o que resultou na salvação da humanidade.

O pastor Rodrigues reforçou, ainda, que essa é uma época de confraternização tanto para a comunidade quanto para as famílias. Além disso, comentou que é um período de maior doação, em que a Igreja faz projetos sociais, com a doação de cestas básicas para quem necessita e levando à conscientização às pessoas do real sentido do Natal.

Complementando o significado da ‘festa natalina’ para a teologia cristã, o padre André Arnaldo Rodrigues Camilo, atual administrador da Catedral São José, comentou que o Natal é uma das principais datas comemorativas do calendário cristão. 

“Não é uma festa pagã, é uma festa cristã”, ressaltou, ao destacar que, apesar disso, para muitos, a data acaba perdendo o sentido religioso original. “Em alguns locais, as comemorações de Natal estão cada vez mais singularizadas”, completou. 

O Natal é uma das principais datas comemorativas do calendário cristão, conforme destacou o padre André Arnaldo Rodrigues Camilo

Por outro lado, o padre também lembrou que esse é um período em que as pessoas são tocadas por ações que motivam a busca por melhores rumos para a vida. “A gente também recebe muita mensagem de manifestação de amor dos pais para com os filhos, e vice-versa. É um momento muito especial na nossa vida”, disse.

Serviço

Todos os domingos há cultos na Igreja Central da Assembleia de Deus, assim como nas igrejas dos bairros. No domingo (24), será realizado o culto especial de Natal, a partir das 19 horas. O culto do ano, em que é feita uma comemoração especial, com Santa Ceia e batismo nas águas, acontecerá no último dia do mês (31), a partir das 20 horas. 

Na Catedral São José, as missas em celebração ao Natal já iniciarão neste sábado (23). No domingo (24), haverá 4 missas ao longo do dia e à noite. No período da manhã, as missas acontecerão às 7 horas e às 9h30, com a liturgia do 4º domingo da preparação para o Natal; às 17 horas, com a missa da Vigília de Natal; às 19 horas, será realizada a tradicional ‘missa do galo’. Já na segunda-feira (25), haverá missa às 9 horas.

Atualmente, o casal Silvio Vilczak e Eliane Leila lasta Vilczak continua realizando o projeto social e, também, são contratados por empresas e famílias para alegrar ainda mais o Natal das pessoas. Foto: Priscila Villa

‘Casal Noel’ de CM: como tudo começou

Há, pelo menos, 11 anos, existe um casal, em Campo Mourão, que vem alegrando ainda mais o Natal de muitas famílias. Trata-se de Silvio Vilczak e Eliane Leila lasta Vilczak, o casal Noel ‘oficial’ do município. A história do projeto iniciado por eles é um tanto inusitada. Partiu de uma proposta que Eliane fez ao esposo. Tudo por conta de uma barba!

Quem resgatou a trajetória deles nesse processo foi a própria Eliane. Ela contou que Vilczak sempre quis ter barba, mas ela nunca aprovou. Em 2006, ambos realizaram uma das poucas viagens que já fizeram separados até hoje. Ela ficou cerca de 3 meses fora, para visitar as irmãs na Itália. Quando Eliane voltou, Vilczak era quem estava viajando. “A gente ficou, mais ou menos, de cinco a seis meses sem se ver”, disse Eliane. 

Já quando ele retornou, foi até o local de trabalho da esposa, mas ela não o reconheceu. “Ele chegou no meu trabalho e falou: ‘boa tarde’. Eu falei: ‘só um instantinho, que eu já atendo o senhor’. ‘Que é isso, como assim, isso é jeito de me tratar?’ [disse o marido]”, narrou Eliane, ao complementar que só assim percebeu que era o esposo.

Acontece que Silvio havia ‘realizado o grande sonho’: deixou a barba crescer, o que não durou muito tempo. Eliane ‘puxou ele pelo braço’, levou-o a uma barbearia, e ele teve que tirar a barba. Vilczak continuou insatisfeito, querendo ‘mudar o visual’. 

Tempos depois, ao notar que o marido não estava feliz, Eliane, então, cedeu, mas com uma condição. Ela propôs ao companheiro que ele poderia deixar a barba crescer durante todo o ano, desde que, em dezembro, ele se caracterizasse de Papai Noel para ir alegrar o Natal no Hospital Santa Casa de Campo Mourão. Sem levar a proposta inusitada muito a sério, Vilczak aceitou o desafio.

Ele só não esperava que Eliane não tinha desistido. Cerca de 6 meses depois, ela começou a providenciar o traje. Vilczak cumpriu com o combinado, caracterizou-se de Papai Noel para o Hospital Santa Casa e seguiu feliz com seu novo visual. Depois disso, ele foi convidado a interpretar o bom velhinho na prefeitura e em outros eventos algumas vezes. Foi assim que o projeto de Vilczak e Eliane começou.

Com isso, o novo Papai Noel de Campo Mourão continuou, juntamente com o apoio da esposa, incorporando esse importante personagem natalino, em forma de projeto social. Eliane exemplificou que, quando iam atuar em alguma empresa, faziam permuta para doar os produtos ao Lar dos Velhinhos, por exemplo.

Assim, quando tudo iniciou, o projeto tinha caráter meramente social. O casal continuou fazendo a parte social, atendendo várias entidades, por exemplo, a Apae, tanto rural quanto urbana de Campo Mourão. “Este ano, a gente fez a Apae de Mamborê, que foi também maravilhoso”, completou Eliane, ao dizer que desenvolvem a ação em diversas outras instituições sociais.

No entanto, atualmente, eles também trabalham de forma remunerada, recebendo cachês, para empresas e famílias que os contratam. “É desse valor que, muitas vezes, a gente tira as despesas para fazer roupas novas, comprar doces e brinquedos para as crianças”, completou.

Papai Noel e sua caracterização 

Conforme Eliane, desde o início, o casal sempre teve muito cuidado com a caracterização do Papai Noel e, posteriormente, da Mamãe Noel também, impressionando a todos por onde passam. A preparação vai desde a seleção do tecido para confeccionar os trajes, passando pelo perfume adocicado exalado pelo casal, até o embranquecimento da barba de Vilczak. Antigamente, esse processo era feito com pasta branca e pó ‘pancake’. 

Nessa época, Eliane disse que, no dia 25 mesmo, o Noel lavava a barba e voltava a ser o Silvio em instantes. Mais tarde, em 2013, foi a primeira vez que eles se aventuraram a descolorir a barba, tornando o bom velhinho ainda ‘mais real’. Desde então, no máximo um dia após o Natal, ele passou a raspar a barba. 

Em seguida, o ‘cultivo’ da barba já retorna, e Vilczak começa a se preparar para o próximo ano. “Em seis meses, a gente já tem uma barba do tamanho que seria necessária para ele caracterizar o Papai Noel”, destacou Eliane. Uma curiosidade enfatizada por ela é a dúvida que muitas pessoas têm da idade do marido. “As pessoas acham que o Papai Noel tem uma idade avançada, que ele já é bem idoso”, falou.

Ela revelou que, na realidade, ele é mais jovem do que as pessoas imaginam. “Há uns dez anos, um tio meu achava que ele tinha sessenta e três, por conta da barba”, comentou, lembrando que, há cerca de dez dias, outra pessoa chegou a dar 75 anos. “Na verdade, Papai Noel tem apenas cinquenta e um anos de idade”, falou, aos risos. 

Mamãe Noel e sua missão de acompanhar o Papai Noel

Eliane sempre acompanhou o esposo na missão de alegrar as famílias no Natal. Porém, no começo, era apenas como ajudante. Ela o auxiliava nos cronogramas, nas trocas de figurino, entre outros detalhes. Quando eles começaram a perceber que determinadas crianças tinham muito medo de ir com Vilczak e acabavam indo no colo de Eliane, passaram a pensar em alternativas.

“Para eu sair na foto com uma camiseta verde, não caracterizada, eu destoava dessa foto”, disse. Foi aí, então, que eles passaram a ver a necessidade de criar mais uma personagem na família Noel. “A presença da Mamãe Noel é mais bem-vinda para criança, dependendo da idade, porque ela vê uma segurança na questão materna”, completou.

O casal Noel segue junto, tanto na vida e quanto no projeto de Natal, conforme destacou Eliane. Hoje, eles atendem diversas cidades da região e já levaram o encanto, até mesmo, para outros estados. Ela reforçou a emoção que é acompanhar o velho Noel e participar desse projeto. “Um lencinho tem que sempre estar nas minhas mãos, porque eu tenho que sempre estar contendo minhas lágrimas”, falou, com emoção, a Mamãe Noel.

Eliane sempre acompanhou o esposo na missão de alegrar as famílias no Natal. Porém, no começo, era apenas como ajudante até se tornar a Mamãe Noel