DER confirma vencedor da licitação para duplicação da saída de Campo Mourão

O (DER) Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná, definiu o vencedor da licitação para as obras de duplicação da saída de Campo Mourão para Peabiru. A publicação de notificação da declaração do vencedor foi feita nessa terça-feira (7). Serão duplicados trechos das rodovias PR-317 e PR-840.

Foi confirmada como vencedora da o Consórcio Itaipu – Conspel, formado pelas empresas Pedreira Itaipu Indústria e Comércio de Britas e Asfalto Ltda e Conspel – Consultoria e Projetos de Engenharia Ltda., de Campo Mourão. A empresa apresentou toda a documentação exigida e a menor proposta de preço. O valor final da obra, corrigido e negociado com o DER, ficou em R$ 39,7 milhões.

Com a publicação da notificação, as demais empresas participantes têm o prazo de cinco dias úteis para entrarem com recursos quanto ao resultado. Caso algum questionamento seja protocolado, o DER irá analisá-lo decidindo o que fazer.

A licitação é feita na modalidade Regime Diferenciado de Contratação Integrada (RDCi), que prevê a elaboração do projeto básico e do projeto executivo de engenharia, e a execução da obra em um mesmo contrato. O prazo para execução, após assinatura de contrato e emissão de ordem de serviço, será de 630 dias, sendo os primeiros 180 dias para elaboração dos projetos e 450 dias para a finalização da obra.

A obra abrangerá o trecho com início a partir da duplicação já existente da PR-317 e segue até o entroncamento com a Avenida Comendador Norberto Marcondes, em uma extensão de 3,7 quilômetros. Serão duas faixas novas de 3,6 metros cada uma, com acostamento externo de 2,5 metros, e separadas das pistas existentes por barreiras de concreto New Jersey.

Prevê também a implantação de vias marginais, três rótulas e a restauração do pavimento atual. As interseções em nível (rótulas) estão previstas entre as ruas Francisco Preisner e Pioneiro Alberto Tanigut, no acesso ao Aeroporto Municipal de Campo Mourão, e no entroncamento entre a PR-317 e a PR-840.

O investimento também contempla serviços de drenagem e obras de arte correntes, como bueiros simples tubulares de concreto, drenos, sarjetas, boca de lobo, poços de visita, entrada e descida d’água; iluminação viária com postes de aço e postes de concreto com luminárias LED de 200W; sinalização horizontal, sinalização vertical, defensas simples, pórticos, semi-pórticos, tachas e tachões refletivos; calçada para pedestres e ciclovia. O pavimento existente receberá serviços de fresagem, além de nova sinalização, bem como demais melhorias necessárias.

As vias marginais também terão duas faixas, com largura variando de acordo com a disponibilidade da faixa de domínio, e separadas da pista central por canteiros. A pavimentação será executada com sub-base de macadame seco, base de brita graduada simples e faixa de rolamento em concreto asfáltico usinado a quente (CAUQ).

“Será a maior obra de Campo Mourão desde a construção do contorno feito pelo Governo Federal há 30 anos atrás”, afirmou o Governador do Paraná, Ratinho Junior, sobre o investimento em recente agenda cumprida na cidade. Para o governador, a duplicação criará um corredor de entrada mais moderno no município, propiciando também a criação de um corredor de indústrias para quem vem de Maringá ou sai de Campo Mourão para Maringá.

De acordo com o DER, à medida que os projetos forem aprovados, já terão início alguns dos serviços da duplicação. O anteprojeto de engenharia foi doado pela prefeitura de Campo Mourão e atualizado pelo DER para ser utilizado na elaboração do edital.