Desistência de candidatos a emprego em frigorífico chega a 10 por cento

Cerca de 10 por cento dos candidatos entrevistados na Agência do Trabalhador de Campo Mourão para uma vaga no frigorífico de aves Unitá, em Ubiratã, desistiram antes mesmo da conclusão do processo de seleção. São pessoas que pegaram senha e participaram da reunião onde um representante da empresa repassou informações sobre o trabalho. 

“Estamos assustados com o número de desistência. Essas pessoas não voltaram sequer para saber o resultado da entrevista. Isso é complicado porque há outras pessoas interessadas e as senhas são limitadas. Quem não conclui o processo de seleção acaba tirando a oportunidade de uma família ter uma renda”, comenta o chefe da Agência do Trabalhador, Alexandre Galland. 

Ele lembra que houve divulgação prévia de que o trabalho é em Ubiratã e que um ônibus busca os trabalhadores de madrugada em Campo Mourão e traz no fim da tarde. “Nesse segmento é um dos melhores salários ofertados (R$ 1,6 mil), além de outros benefícios. Claro que nenhum trabalho é fácil, exige esforço, mas é uma oportunidade rara oferecida especialmente a quem não tem qualificação profissional, muitos, inclusive, desempregos há muito tempo”, observa Galland.

Nesta quinta-feira (21), mais um grupo de candidatos, a maioria moradores da Vila Guarujá, participou de uma reunião com uma representante da empresa. Galland lembra que foram distribuídas 480 senhas e a empresa oferece 300 vagas para o município. Também estão sendo selecionados trabalhadores em outros municípios da região, como Luiziana e Farol.

Galland frisa ainda que a Agência oferece cursos de qualificação profissional, mas também encontra dificuldades para fechar turmas. Um exemplo foi o curso gratuito de mecânica automotiva, realizado no mês de agosto em uma unidade móvel na Praça São José. As 54 vagas foram preenchidas logo que as inscrições foram abertas, mas quando chegou o dia do curso, mais da metade não compareceu. “Foi um sufoco para preenchermos as vagas de última hora, depois de todo um trabalho em busca de parcerias para viabilizar um curso cuja mão-de-obra está em falta no mercado”, exemplifica.