Distribuição de mudas marca Dia da Árvore em Campo Mourão

Henrique Laureano e a mãe, Jacira, estiveram na tarde desta segunda-feira (21), no escritório regional do Instituto Água e Terra (IAT), em Campo Mourão para retirar algumas mudas distribuídas gratuitamente em comemoração ao Dia da Árvore. As espécies serão plantadas na chácara da família em Araruna. A ação do IAT faz parte do programa Paraná Mais Verde, desenvolvido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo.

“Fiquei sabendo por meio de uma publicação que vi no Instagram e viemos pegar algumas mudas. Achamos uma iniciativa muito interessante e vou avisar alguns amigos que também estão precisando de mudas”, disse Henrique. Ele e dona Jacira levaram mudas de jabuticaba, pitanga, gabiroba, palmito e cereja.

O chefe do escritório do IAT, Fabiano Viudes, explica que na região de Campo Mourão a meta é distribuir 27 mil mudas de árvores. “Estamos dando ênfase nas espécies frutíferas, produzidas no nosso viveiro em Figueira do Oeste”, ressalta Viudes. Segundo ele, a distribuição na sede do escritório continua nesta terça-feira (22) e no próximo sábado e domingo, no Parque do Lago. 

“No ano passado distribuímos mudas nas escolas, mas este ano, em razão da  pandemia, optamos por distribuir aqui na sede e no Parque do Lago”, justifica o chefe do IAT. Ele ressalta que todas as ações são cercadas de cuidados, com uso de máscaras e higienização com álcool em gel. 

O  secretário estadual de Desenvolvimento Sustentável e Turismo, Márcio Nunes, frisa que o reflorestamento é o principal objetivo das ações para promover a sustentabilidade no Estado. “O Paraná é o estado que mais produz e distribui árvores nativas, com foco na preservação e recuperação de áreas degradadas. Somos o Estado que mais cuida, fiscaliza e recupera o meio ambiente”, afirmou.

O objetivo central da ação é promover a restauração de 506,23 hectares com mudas produzidas nos 19 viveiros mantidos pelo IAT. No viveiro de Engenheiro Beltrão, segundo Viudes, são produzidas 300 mil mudas por ano. O Paraná produz cerca de 100 espécies nativas, inclusive as ameaçadas de extinção como Imbuia, Araucária e Peroba Rosa.