Dom Mauro vai ganhar estátua em Campo Mourão e nome de rodovia em Jacarezinho

O arcebispo de Cascavel, Dom Mauro Aparecido dos Santos, que morreu no mês de março por complicações da Covid-19, vai ganhar uma estátua em frente a Catedral São José em Campo Mourão, onde foi bispo por nove anos. O pedestal já está em construção, ao lado dos monumentos dos outros dois bispos falecidos: Dom Elizeu Simões Mendes e Dom Virgílio de Pauli.

Com o nome de Dom Mauro também deverá ser “batizado” trecho da PR-431, que liga o município de Jacarezinho a Ribeirão Claro, no norte do Estado. A proposição foi protocolada nesta segunda-feira (02) na Assembleia Legislativa pelo deputado estadual Luiz Carlos Martins.

Na justificativa o parlamentar cita os serviços prestados pelo então padre Mauro entre 1985 a 1998 na diocese de Jacarezinho, de onde saiu após ser ordenado bispo e designado para Campo Mourão. “Dom Mauro, cumpriu fielmente o que lhe foi designado, sua missão, por isso propusemos esse projeto de lei como uma singela homenagem a este bom homem”, argumentou o deputado.

Em Campo Mourão, a inauguração da estátua está marcada para o dia 29 de agosto. Natural de Fartura (SP), Dom Mauro formou-se em Filosofia e Teologia em Jacarezinho e foi ordenado padre em 1984, no mesmo município. A ordenação como bispo ocorreu em 14 de agosto de 1998. E em 30 de agosto tomou posse como terceiro bispo da diocese de Campo Mourão.

Em 31 de outubro de 2007 foi nomeado pelo Papa arcebispo de Cascavel, onde tomou posse em 25 de janeiro de 2008. Morreu aos 67 anos no dia 11 de março de 2021, em Cascavel, após ficar internado por quase um mês.