Em encontro de procuradoras, vereadora de CM cobra rede de proteção à mulher
Recém empossada como Procuradora da Mulher na Câmara Municipal de Campo Mourão, órgão criado através de sua intervenção, a vereadora Naiany Salvadori participou nessa quarta-feira (27) do 3º Encontro Estadual das Procuradorias da Mulher, realizado no plenarinho da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). Na pauta do encontro, foram discutidos temas para inclusão, empoderamento, apoio e defesa de mulheres vítimas de violência.
No evento, a Coordenadora Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (CEVID) – órgão do Tribunal de Justiça do Paraná – desembargadora Ana Lúcia Lourenço, revelou números que demandam um longo trabalho para apoio à mulheres vítimas de violência no Estado. De acordo com a desembargadora, “no Paraná, são 114 mil ações penais em andamento no Tribunal de Justiça, que tratam de violência contra a mulher. Falta estrutura de comarcas e essa é nossa principal dificuldade para conseguir atender mais mulheres, mas estamos fazendo o que é possível”, disse.
Em Campo Mourão, a vereadora Naiany Salvadori tem concentrado esforços em seu gabinete no Legislativo e na Procuradoria da Mulher para apoio de mulheres vítimas de violência. “Vamos lutar para que todos os órgão, incluindo a delegacia especializada de atendimento à Mulher, atuem em conjunto numa ampla rede de proteção para reduzir o número de casos de violência contra mulheres em nosso município. “Em Campo Mourão, existem cerca de 500 medidas protetivas concedidas pelo Poder Judiciário. É um número alto e expressivo para a população da cidade. Não podemos tolerar esta violência contra Mulheres em pleno século 21”, disse a vereadora.
Casa da Mulher Brasileira
Antes da reunião, Procuradoras da Mulher, que integram o Legislativo em 168 municípios do Paraná, conheceram em Curitiba a Casa da Mulher Brasileira. O local atende mulheres em situação de violência que já tiveram seus direitos violados. A CMB oferece acolhimento e triagem com equipe profissional, delegacia especializada no atendimento às mulheres, juizado especializado em violência doméstica e familiar, acompanhamento do Ministério Público e da Defensoria Pública, espaço de cuidado com as crianças e atenção à saúde e promoção de autonomia econômica das mulheres.
Durante o encontro, presidido pela deputada Cristina Silvestri – Procuradora Estadual da Mulher na Alep – Naiany lembrou da importância da presença feminina em todos os setores da sociedade, incluindo a Política.
“A Mulher, quando empoderada e apoiada por outras Mulheres, tem voz e coragem para enfrentar os abusos contra elas. Até mesmo no ambiente de trabalho, é imprescindível que a Mulher se posicione na garantia de seus direitos”, lembrou a Procuradora da Mulher de Campo Mourão, Naiany Salvadori.