Municípios da Comcam promovem “Dia D” de vacinação contra gripe e sarampo neste sábado

Os municípios da região promovem neste sábado (30) o “Dia D” de vacinação contra gripe e sarampo para grupos prioritários. A primeira etapa da campanha contra gripe, iniciou no dia 4 deste mês e encerra no dia 2 de maio, próxima segunda-feira. Um total de 131.960 pessoas devem ser vacinadas na Comcam contra a Influenza, sendo 35.095 somente em Campo Mourão.

A secretaria de Saúde do município informou que todas as Unidades Básicas de Saúde vão atender neste sábado das 8 às 14 horas. Nesta primeira fase da campanha contra gripe, o público alvo são trabalhadores da Saúde, e idosos a partir de 60 anos. Já a vacinação contra o sarampo é voltada a trabalhadores da Saúde e crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade.

Na segunda etapa da campanha, que inicia na terça-feira da próxima semana, dia 3 de maio e prossegue até 4 de junho, vacinarão: crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes e puérperas, povos indígenas, professores, comorbidades, pessoas com deficiência permanente, forças de segurança e salvamento e forças armadas, caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade. A população que não faz parte desses grupos pode receber a vacina contra a gripe na instituição privada.

“Quem estiver dentro dos grupos prioritários deve vacinar o quanto antes para a proteção contra essas doenças”, ressalta a enfermeira Evandra Cristina Pereira, responsável pelo Setor de Epidemiologia da Vigilância Sanitária da 11ª Regional de Saúde de Campo Mourão. Ela lembra os moradores a levarem a carteira de vacinação e documento de identificação.

Na Comcam, deverão ser vacinadas contra a gripe 6.333 crianças de 2 a 6 anos; 12.027 crianças de 2 a 4 anos; 3.167 gestantes; 521 puérperas; 59.342 pessoas acima de 60 anos; 7.559 trabalhadores da saúde; 25.714 pacientes com comorbidades; 20 pessoas (adolescentes) privadas de liberdade; 4.733 professores e 12.543 pessoas portadoras de deficiência.

A vacina contra Influenza é produzida pelo Instituto Butantan. Agora atualizada protege contra os subtipos da Influenza A (H1N1 e H3N2) e um subtipo da Influenza B. Em janeiro deste ano, o Paraná declarou epidemia de H3N2, após um aumento no número de diagnósticos e mortes em decorrência do vírus. Foram mais de 2 mil casos e 118 óbitos entre dezembro e março. A vacina é dose única. Só recebem duas doses as crianças que serão vacinadas pela primeira vez até 2 anos de idade.

No Paraná, a estimativa do Ministério da Saúde é que 4.308.575 pessoas elencadas como grupos prioritários, deverão ser vacinadas durante a campanha da gripe. A meta é atingir pelo menos 90% deste público. “A vacinação é a forma mais eficaz de prevenção à gripe. Diminui a carga do vírus, reduz os sintomas e também auxilia no diagnóstico diferencial para a Covid-19”, ressaltou Evandra. Dados do Vacinômetro do Ministério da Saúde apontam que 532.707 vacinas contra a Influenza foram aplicadas no Paraná até a terça-feira (26).

Sarampo

Este ano a campanha de vacinação contra o Sarampo é realizada junto com a vacinação da gripe, reforçando a necessidade da prevenção tanto contra os vírus respiratórios, quanto para doenças que já foram erradicadas.

Esta é a 8ª campanha de imunização contra a doença e busca atingir crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade, além de atualizar a situação vacinal de trabalhadores da saúde. No último ano, a cobertura vacinal do Paraná ficou em 82,45%. O Estado não registrou casos da doença em 2021 e 2022. Em 2019 foram contabilizados 1.653 casos e 428 em 2020.

O imunizante tríplice viral pode ser administrado simultaneamente com a vacina da influenza a partir dos seis meses de idade. Para os trabalhadores da saúde, pode haver coadministração das vacinas tríplice viral e da vacina contra a Covid-19.

Segundo o Vacinômetro Nacional, 8.685 vacinas foram aplicadas no Estado. A estimativa do Ministério da Saúde é que 965.468 pessoas estejam elencadas como população-alvo para esta imunização contra o sarampo. Destas, 272.817 são trabalhadores da saúde; 73.128 direcionadas a crianças de seis meses a menores de um ano; 146.255 com um ano de idade e 157.756 para dois, três e quatro anos, para cada uma dessas faixas.