Empossado o novo conselho pleno do Codecam

Foram empossados oficialmente na manhã desta segunda-feira (09), os integrantes do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Campo Mourão (Codecam), para o biênio 2019-2021. O evento foi realizado no auditório da Associação Comercial e Industrial (Acicam) com a presença de autoridades do município e membros do Conselho. A composição do novo conselho, com 35 membros, foi designada por decreto do prefeito Tauillo Tezelli, publicado no órgão oficial do município no dia 6 de dezembro. 

A diretoria continua sob a presidência do empresário Newton dos Santos Leal, que agradeceu a todos pela colaboração e lembrou que o conselho é composto por entidades que têm o papel de pensar e trabalhar pelo desenvolvimento da cidade. “Todos que aqui trabalharam entenderam a importância do Codecam e se prontificaram a pensar Campo Mourão a médio e longo prazos. Agradecimento especial ao poder público municipal e à Acicam por ter acolhido o Conselho em sua estrutura física. Se continuarmos unidos teremos bons resultados”, salientou o presidente.

O prefeito Tauillo assinou os documentos de posse dos conselheiros e destacou a colaboração do Codecam para a cidade. “Desde o início da gestão sempre coloquei que não tem como administrar a cidade sem a participação da sociedade organizada. Em dois anos vemos que tem câmaras temáticas mais atuantes, outras menos, mas os resultados já estão aparecendo na inovação, na agricultura, nas universidades, nos bairros e é isso que precisamos, todos remando para a mesma direção”, disse o prefeito.

Criado em novembro de 2017 como resultado da mobilização da sociedade organizada, o Codecam constitui-se em um órgão de assessoramento do poder público. A finalidade é auxiliar na análise, planejamento e tomada de decisões relativas ao desenvolvimento de Campo Mourão. 

A ideia de criação do Codecam em Campo Mourão foi cogitada já mais de 10 anos, mas na época a proposta não foi levada adiante. Pouco tempo depois Maringá criou o Codem, que teve participação decisiva nas decisões que ajudaram no crescimento da cidade. A retomada a ideia em Campo Mourão surgiu com o Fórum de Desenvolvimento, com a ideia encampada pelo Projeto Tâmara, desenvolvido pelo Instituto de Reponsabilidade Social Cruzeiro do Sul. A partir daí, as entidades encamparam a ideia e várias ações já foram realizadas.