Empresa detecta várias “artimanhas” para burlar estacionamento rotativo

Implantado em Campo Mourão há menos de um mês, o estacionamento rotativo na área central tem dado o que falar. Nos primeiros dias muitas dúvidas surgiram e até agressões verbais e intimidações a monitores foram registrados. Mas a empresa concessionária do serviço tem identificado também “artimanhas” de alguns motoristas para continuar estacionando sem pagar.

Nesta quarta-feira (04), por exemplo, um espaço onde a empresa havia demarcado com pintura branca apareceu pintado de preto, da cor do asfalto. “Alguém apagou as vagas de moto e de carro para alegar que não estava demarcado”, disse um dos diretores da empresa Brasmoove. “Vamos verificar e se ficar constatado que a pintura foi apagada, vamos tomar as providências cabíveis”, afirmou o diretor da Diretran, Luiz Sminka.

Em outro local apareceram pintadas faixas para estacionamento de motos onde a empresa havia demarcado para automóvel. “Temos constatado vários casos de estacionamento irregular em guias rebaixadas, locais de embarque e desembarque e espaços de colégios”, frisou o diretor da empresa. Ele lembra que as multas são efetuadas pela Diretran e Polícia Militar. “A empresa não multa, apenas cuida do estacionamento rotativo”, esclarece.

A área no entorno de um posto de combustíveis desativado tem gerado polêmica. Como as guias estão rebaixadas em todo o entorno, a empresa não demarcou com faixas para estacionamento rotativo. Por isso motoristas aproveitam para estacionar sem pagar. “Não podemos demarcar nos locais com vias rebaixadas, mas esse rebaixamento ali também está irregular pela legislação de trânsito”, observa o diretor, que já pediu providências ao município sobre o caso.

Nesta primeira etapa a cobrança de tarifa pelo estacionamento está sendo feita entre as avenidas Goioerê e José Custódio de Oliveira e das ruas Araruna e São José. O horário de funcionamento é segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas e aos sábados das 9 às 13 horas. A tarifa para estacionamento de veículos de duas rodas custa R$ 0,50 a cada meia hora. Veículos com quatro rodas pagam R$ 1,00 a cada meia hora. Em ambos os casos o tempo máximo é de duas horas.