Escalada da dengue em Campo Mourão preocupa Comitê Gestor

Os três Levantamentos de Índices Rápidos para Aedes aegypti (LIRA) realizados em 2025 (janeiro a maio), apontam uma escalada ascendente de infestação de dengue em Campo Mourão. Os dados foram apresentados nesta quinta-feira (22), durante reunião do Comitê Gestor Intersetorial de Combate à Dengue.

Em janeiro o índice estava em 2,7%, em março, 3,6% e em maio subiu para 4,7%, o que indica alto risco de infestação. O índice recomendado pelo Ministério da Saúde é abaixo de um por cento. “Nossa situação ainda está controlada, bem diferente da epidemia que colapsou o sistema de Saúde no ano passado. Mas o trabalho de prevenção precisa ser permanente”, enfatiza a chefe da Divisão de Vigilância em Saúde Ambiental, Pauline Gottstein Neitzke.

Até abril os agentes de endemias realizaram mais de 67 mil visitas aos imóveis do município e o departamento de Endemias emitiu 222 notificações para limpeza e eliminação de criadouros. Nesse período foram ministradas 74 palestras sobre educação ambiental e a Ouvidoria recebeu 63 denúncias da população.

“O poder público tem feito sua parte, mas esperando o apoio da população. Acreditamos que o munícipe tem habilidade para apoiar o nosso trabalho, fazendo o seu dever, que é olhar o quintal pelo menos duas vezes por semana e destinar o lixo no local adequado”, observa. Ainda durante a reunião do Comitê ficou definido para o dia 31 de maio a próxima Caminhada Ecológica para retirada de resíduos que podem servir de criadouros para o mosquito.