Estudantes de CM e região devem ficar atentos para matrículas do Sisu que seguem até esta quarta

Estudantes de Campo Mourão e região, aprovados em primeira chamada do Sisu (Sistema de Seleção Unificada), devem ficar atentos ao prazo de matrículas para garantir uma vaga em uma das duas instituições públicas de ensino superior do município. Os candidatos têm até esta quarta-feira (8), para efetivar a matrícula pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior (https://acessounico.mec.gov.br/sisu).

Em Campo Mourão, a Universidade Estadual do Paraná (Unespar) disponibiliza 245 vagas nos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Engenharia de Produção Agroindustrial, Geografia, História, Letras, Matemática, Pedagogia e Turismo.

Já a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) tem 286 vagas em nos cursos de Ciências da Computação, Engenharia Civil, Engenharia Eletrônica, Licenciatura em Química e Tecnologia em Alimentos. As aulas iniciam no mês de março.

Os alunos interessados em concorrer a uma dessas vagas precisam utilizar as notas do Enem – que foi divulgado no dia 9 de fevereiro – para o Sisu 2023. As inscrições foram abertas no dia 16 de fevereiro e encerradas no dia 24 de fevereiro.

Lista de espera

O candidato que não conseguir uma vaga na chamada regular pode manifestar interesse para participar da lista de espera de um dos dois cursos de seu interesse. Esta etapa só acontece caso haja vagas que não forem preenchidas na 1ª chamada e estará também até esta esta quarta.

Em todo o Paraná a Unespar está disponibilizando 1.336 vagas em 76 cursos na primeira edição do Sisu. Dessas, 661 serão de ampla concorrência. Já a UTFPR, oferece 1054 vagas em 25 cursos.

O Sisu é destinado aos candidatos que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e obtiveram nota superior a zero na redação. As universidades convocarão os candidatos a partir do dia 13 de março.

Ao todo, o Sisu ofertou 226.399 vagas em 128 instituições públicas de todo o país, sendo 63 universidades federais. O processo seletivo é realizado duas vezes ao ano, e a seleção é feita com base na nota do Enem. Os candidatos são selecionados por ordem de maior classificação, respeitando o limite de vagas por curso e modalidade de concorrência.