Evento on-line propõe discussão sobre enfrentamento da violência contra mulheres
O evento on-line “Violência contra mulheres: enfrentando e esperançando a superação das opressões” será realizado nesta terça-feira (25), às 20 horas. As inscrições gratuitas são limitadas e devem ser feitas por meio do seguinte endereço eletrônico: https://www.even3.com.br/violencia-contra-mulheres-enfrentando-e-esperancando-a-superacao-das-opressoes/.
A iniciativa, voltada para profissionais e estudantes de Psicologia, demais áreas da saúde e das políticas públicas e aberto a qualquer pessoa interessada no assunto, terá participação da psicóloga antirracista Liliane Martins, que é especialista em Direitos Humanos, mestra em Psicologia Social e doutoranda na mesma área, pela Universidade Federal de Minas Gerais. Além disso, fará parte das discussões a mourãoense Pryscila R. Cezário dos Santos, juíza federal substituta do Tribunal Regional Federal (TRF) da 3ª Região/São Paulo e Mato Grosso do Sul.
“O objetivo é abordar o tema da violência contra a mulher de forma interdisciplinar e com uma perspectiva interseccional de gênero, raça e demais marcadores sociais, considerando que o Brasil é um dos países com maiores índices de violência contra a mulher do mundo e os números vêm crescendo desde a pandemia”, disseram os organizadores.
O evento é promovido pelo grupo paranaense “Esperançando a Psicologia”, formado por profissionais da área, que se pautam na ciência e profissão defensora dos direitos humanos, com compromisso social, ético-político e estético, a partir de uma Psicologia diversa, antirracista, antiproibicionista, anticapacitista, anti-LGBTQIAPN+fóbica, anticlassista e feminista.
O coletivo se formou durante a gestão do XV Plenário do CRP-PR, em 2022. Uma das organizadoras é a psicóloga de Campo Mourão Griziele Martins Feitosa, ex-presidenta do Conselho Regional de Psicologia do Paraná. Mais informações sobre o grupo podem ser obtidas no perfil do Instagram: @esperancandoapsicologia