Falsa notícia sobre multa a motoristas sem máscara viraliza nas redes sociais

Viralizou nas redes sociais, especialmente em grupos de aplicativos de mensagem em Campo Mourão e em todo o Paraná, uma falsa notícia (fake news) sobre aplicação de multa a motoristas que forem flagrados dirigindo sem uso de máscara. Apesar do boato não especificar a cidade em que estariam ocorrendo as multas, muitas pessoas que receberam compartilharam como “alerta”.

A nota falsa informa: “Só um Alerta. Guarda Municipal e Polícia Militar estão multando quem está dirigindo sem máscara e quem estiver dentro do carro a multa custa 128 reais por pessoa. Todos devem usar máscara dentro do carro! Multa vem como dirigir sem uso de itens de segurança. 3 pontos na carteira. Isso serve para motos também. Quem puder compartilhar para ajudar, tem muitos que não sabem”.

A informação viralizou, talvez pelo fato de no mesmo dia o governo do Estado ter sancionado a obrigatoriedade do uso de máscaras no Paraná. Em Campo Mourão, a informação foi logo desmentida em um grupo de aplicativo por profissionais que atuam no trânsito. “Não procede. Para aplicação de multa teria que estar tipificada como infração no Código de Trânsito Brasileiro”, explicou o sargento Eduardo, da Polícia Rodoviária Estadual. 

A nova lei estadual torna obrigatório o uso das máscaras por todas as pessoas que estiverem fora de suas residências enquanto perdurar a pandemia do coronavírus. O deputado estadual Luiz Claudio Romanelli, um dos autores da lei, também desmentiu a mensagem. Ele explica que a lei é clara ao determinar que o uso da máscara é obrigatório somente nos meios de transporte de uso coletivo.