Festival abre inscrições para seleção de monólogos de artistas de Campo Mourão e região
A cena cultural de Curitiba se prepara para um marco em 2025. O AP da 13 – Espaço de Criação, um dos principais espaços independentes da cidade, anuncia a primeira edição do Festival Novos Olhares, uma iniciativa dedicada a impulsionar a carreira de artistas emergentes do teatro paranaense. O processo vai selecionar 20 monólogos, inclusive em Campo Mourão e região, com o requisito de “cena breve”, com duração entre 15 e 25 minutos, sejam eles trabalhos inéditos ou já existentes. As inscrições estão abertas até o dia 7 de julho. O link para inscrição e todas as informações da convocatória estão disponíveis no Instagram: @apedatreze.
A curadoria ficará a cargo dos artistas paranaenses: Mayra Fernandes (produtora cultural), Eduardo Ramos (diretor artístico do AP da 13) e o ator Luis Melo. Comprometido com a pluralidade e diversidade, o Festival prevê a seguinte distribuição das 20 vagas:
-
5 para artistas negros/negras;
-
5 para artistas LGBTQIAPN+;
-
5 para artistas das periferias de Curitiba;
-
5 para inscritos de outras cidades do Paraná.
“O Festival tem como caráter principal selecionar artistas ou coletivos emergentes, a fim de gerar oportunidade para que estes tenham destaque por suas pesquisas e trabalhos”, afirma Eduardo Ramos.
Além da origem e identidade, a curadoria valoriza o tempo de carreira, priorizando profissionais que ainda não alcançaram grande visibilidade. “A ideia do Festival é dar holofote a artistas com cenas potentes, mas que ainda não encontraram uma oportunidade de destaque”, complementa Ramos.
Os selecionados de Curitiba receberão R$ 3 mil e os de outras cidades do Paraná, R$ 4 mil por apresentação. “O valor é um grande estímulo, já que normalmente no início da carreira, os artistas produzem de forma independente”, destaca Ramos.
O Festival
O Festival Novos Olhares acontecerá em outubro de 2025, no Teatro José Maria Santos, com programação gratuita durante seis dias. Além das apresentações dos monólogos, haverá oficinas, rodas de conversa e leituras encenadas. Todas as sessões contarão com intérpretes de Libras e dois dias com audiodescrição.
O projeto é realizado pela Sopro Produções, AP da 13 e Cardume Cultural, com apoio do Centro Cultural Teatro Guaíra, aprovado pela Secretaria de Estado da Cultura – Governo do Paraná, via Lei Paulo Gustavo (Ministério da Cultura – Governo Federal).
Sobre o AP da 13
Com 9 anos de atuação, o AP da 13 é referência em Curitiba por sua programação multicultural, incluindo oficinas, residências, mostras, festivais e exposições. Já recebeu mais de 7 mil pessoas e sedia a Setra Companhia, fundada por Eduardo Ramos. É reconhecido por fomentar formação, capacitação e pesquisa em dramaturgia contemporânea.
Serviço
📌 Inscrições: acesse aqui
📅 Período: 26 de maio a 7 de julho de 2025
📢 Resultado: 31 de julho de 2025
📧 Informações: [email protected]