11º Batalhão recebe novas viaturas e divulga balanço do primeiro trimestre

A Polícia Militar (PM) reforçou a estrutura operacional do 11º Batalhão, em Campo Mourão, com a entrega de novas viaturas e equipamentos na manhã desta terça-feira (24). A solenidade foi realizada na sede do 11º BPM e contou com a presença de autoridades civis e militares. A cerimônia também foi marcada pela apresentação dos dados operacionais do primeiro trimestre de 2025.

O reforço inclui uma viatura Chevrolet Trailblazer, que será destinada à equipe Rotam, uma Renault Duster, para o patrulhamento da Rádio Patrulha Auto (RPA), e quatro motocicletas Suzuki GSX-S1000, que passarão a ser utilizadas no policiamento de trânsito. Os novos veículos foram adquiridos por meio de emendas parlamentares e representam um investimento direto na segurança pública da região.

Participaram da solenidade, na manhã desta quarta-feira (24), autoridades civis e militares

Durante o evento, o comandante do 11º BPM, Tenente-Coronel QOEM PM William Dieimes Silveira, anunciou que estão em processo de aquisição outras duas viaturas modelo Trailblazer, além de novos fuzis e dispositivos de condução elétrica (Tasers), que deverão integrar o arsenal do Batalhão em breve.

O prefeito Douglas Fabrício, que esteve presente no momento, parabenizou as equipes policiais pela atuação na segurança pública da cidade e destacou a importância dos investimentos. “Esses novos equipamentos e outros que virão eu tenho certeza que vão ajudar muito nesse fortalecimento do bom desempenho que vocês [policiais] já estão cada vez mais fazendo”, afirmou, ao destacar que o poder público municipal está disponível para apoiar o trabalho da Polícia Militar sempre que for preciso.

Durante a cerimônia, também foram apresentados os índices de criminalidade registrados pela corporação nos três primeiros meses do ano; entre os resultados, foi observada uma redução nos furtos e roubos

Balanço

Durante a cerimônia, foram divulgados os índices de criminalidade registrados pela corporação nos três primeiros meses do ano. Em comparação com o mesmo período do ano anterior, o 11º BPM observou queda de 20% nos casos de furto, 17% nos roubos e 19% na soma de crimes envolvendo furto e roubo de veículos. Outro ponto de destaque foi o crescimento de 12,04% no cumprimento de mandados de prisão e de 10,77% no número total de prisões efetuadas no período.

O balanço indicou, ainda, aumento significativo nas apreensões de drogas ilícitas, que cresceram mais de 50% em relação ao ano anterior – avanço atribuído ao fortalecimento das ações de inteligência policial. Por sua vez, os atendimentos relacionados à violência doméstica também cresceram, o que, segundo a corporação, reflete o resultado das campanhas de conscientização e estímulo à denúncia.