Fim do ano aumenta necessidade de doações de sangue

Com a chegada do fim de ano, quando a cidade fica mais vazia, existe a tendência de queda na taxa de doadores de sangue. Por outro lado, a demanda costuma crescer, por causa de acidentes de trânsito comuns nesta época. Por isso, o Hemonúcleo de Campo Mourão ressalta a importância de manter as doações para manter os estoques em dia.

A preocupação é que além de Campo Mourão, a unidade atende também demandas de hospitais da região. “Precisamos de doações de todos os tipos de sangue, mas os RH negativo são os mais raros e os estoque sempre estão em baixa”, falou o chefe do Hemonúcleo de Campo Mourão, Reginaldo Rigueti, em recente entrevista à TRIBUNA.

Para se ter ideia, no início deste mês, a unidade chegou a ficar sem nenhuma bolsa de sangue O Negativo. O Hemonúcleo de Campo Mourão tem capacidade para atender até 60 pessoas por dia, mas as doações têm variado entre 19 a 30. A pandemia afastou boa parte dos doadores.

Atualmente, o agendamento de doações pode ser feito pela internet no portal https://www.saude.pr.gov.br/Pagina/Doacao-de-Sangue. O Hemonúcleo atende também pelo 44) 3525-1102; 99878 3811 ou pelo link. Na véspera de Natal e do ano novo (dias 24 e 31), o atendimento no Hemonúcleo será até o meio-dia.

Atualmente, mesmo com os estoques da entidade considerados em níveis seguros, vale lembrar que os componentes do sangue têm prazo de validade. Por isso deve haver o movimento constante de doadores para manter reservas e o estoque fora de risco. O monitoramento dos níveis é feito diariamente, segundo o chefe da unidade.

Requisitos

Para doar sangue é preciso obedecer alguns requisitos como: ter entre 16 e 69 anos (menor de 18 anos deve apresentar o formulário de autorização e cópia do documento de identidade com foto do pai, mãe ou tutor/guardião); pesar mais de 51 quilos; não estar em uso de medicamentos; apresentar documento oficial com foto (original ou cópia autenticada em cartório), em bom estado de conservação e dentro do prazo de validade. Não são aceitos crachás funcionais nem carteiras estudantis; dormir pelo menos seis horas, com qualidade, na noite anterior à doação; não ingerir bebida alcoólica nas 12 horas anteriores; não fumar duas horas antes.

Serviço

Para mais informações, os interessados podem ligar ao Hemonúcleo pelos telefones: (44) 3525-1102 e 99878 3811.