Fiscalização e PM acabam com festa em chácara na Usina e proprietário é autuado

Fiscais da prefeitura de Campo Mourão, com apoio da Polícia Militar, dispersaram uma confraternização na Usina Mourão, na madrugada de sábado (19). Segundo o coordenador das equipes de fiscalização, Carlos Rodrigues, no local havia pelo menos 40 pessoas e parte delas fugiu em uma embarcação quando a fiscalização chegou.

O coordenador lembra que durante o dia foram montadas barreiras, junto com a PM, nos dois acessos à Usina e quem passou por lá foi orientado quanto as normas estabelecidas pelo decreto municipal para enfrentamento do Covid-19. “Só que já perto da meia noite recebemos várias denúncias sobre aglomeração e algazarra no local. Então fomos até lá com a PM e constatamos as denúncias”, explicou Rodrigues.

Segundo ele, o responsável pelo local não queria abrir o portão e foi necessário um policial efetuar um disparo. O homem também teria resistido em fornecer documentos para a autuação. “Foi feita a autuação e os valores das multas serão calculados pela Vigilância Sanitária conforme a infração prevista no decreto”, explicou o coordenador. Ele acrescenta que na mesma noite foram autuados ainda dois estabelecimentos na cidade e algumas residências. 

A intensificação da fiscalização na Usina já havia sido anunciada pela prefeitura com antecedência. “O objetivo é conter as aglomerações e orientar para as formas corretas de evitar a propagação da Covid-19 nesse período de festas de fim de ano, já que sabemos que a Usina é um local de lazer muito frequentado pela população”, observou.

Rodrigues ressalta que o trabalho dos fiscais tem o apoio da Polícia Militar, para garantir o cumprimento também do decreto estadual de enfrentamento da doença.  O secretário municipal de Saúde, Sérgio Henrique dos Santos, lembra que as medidas mais rígidas foram adotadas pelo município, a partir de decisão do Comitê de Crise, por conta da ocupação de leitos de UTI e enfermaria na Santa Casa.