Fiscalização faz multas por aglomeração em residência e comércios em Campo Mourão

A fiscalização intensa entre sexta-feira (20) e o fim de semana, pela Secretaria de Fiscalização e Ouvidoria, Vigilância Sanitária, e Polícia Militar (PM), terminou com multas em uma residência e dois comércios por descumprirem medidas de enfrentamento ao coronavírus (Covid-19), em Campo Mourão. As vistorias foram mais enérgicas devido ao início do toque de recolher no município, das 22 às 6 horas. A medida vigora até o dia 30 de julho. Agora, moradores flagrados na rua sem uso de máscara de proteção também passarão a ser multados em R$ 150,00, conforme lei estadual. 

Uma das multas foi feita pelos fiscais por aglomeração em uma residência no sábado à noite. As outras duas foram no domingo à tarde, em comércios que ocuparam espaço público, gerando aglomeração de pessoas, o que está proibido por decreto municipal. O secretário de Fiscalização, Controle e Ouvidoria de Campo Mourão, Cristiano Calixto, informou que o município está com 8 equipes compostas por com três fiscais cada além do apoio da Polícia Militar nos trabalhos de fiscalização. Além das fiscalizações durante o dia, estão sendo intensificadas também das 19 horas à meia noite. Para se ter idéia,  somente entre sexta-feira e domingo, os fiscais percorreram cerca de 1.000 km. 

“O grau de eficiência da fiscalização foi excelente. Felizmente Campo Mourão tem uma população ordeira, comerciantes cumpridores de suas obrigações, o que também está contribuindo”, falou Calixto. Segundo ele, 98% da população atenderam o toque de recolher. “A população de Campo Mourão está de parabéns, a maioria ficou em casa”, elogiou.  

O secretário informou que a maior parte dos problemas constatada pelos fiscais no município envolve aglomeração em residências particulares. “Geralmente são festinhas ou algo do tipo. Muitas vezes a família recebe parente de fora e faz um ‘churrasquinho’”, observou. 

Calixto disse também que cerca de 20% das mais de 200 denúncias recebidas pela Ouvidoria (156), no fim de semana, eram infundadas.  “Houve casos de deslocarmos uma equipe completa que quando chegou ao local denunciado, tinham duas crianças jogando videogame com o volume um pouco mais alto”, disse.  

Além do perímetro urbano de Campo Mourão, os fiscais percorreram a Usina Mourão, e alguns pesqueiros, após denúncias da população. “A fiscalização continua intensa em toda a cidade. Pedimos que a população continue colaborando”, frisou. 

Deliveries

O secretário chama a atenção de empresas de comida que prestam o serviço de Deliveries, que também têm que encerrar a atividade até às 22 horas. “Este negócio de ficar trabalhando interno, deixando funcionário dentro do estabelecimento fazendo lanche e mandando entregar depois das 22 horas temos que proibir e vamos coibir”, avisou Calixto.  

Ele disse que encaminhará ofício à Polícia Militar nesta segunda-feira (22) solicitando para que os policiais passem a fazer a abordagem de motos de entrega depois das 22 horas.  “O objetivo das medidas legais impostas pelo município é para a saúde de todos. Então, após as 22 horas, podem funcionar apenas serviços essenciais, como postos de combustíveis e farmácias. Fora isso todo mundo dentro de casa”, ressaltou.