Fiscalização teve bastante trabalho para conter aglomerações no fim de semana

Equipes da Polícia Militar (PM) e Fiscalização tiveram bastante trabalho neste fim de semana, em Campo Mourão, para conter moradores desrespeitando decreto municipal vigente de enfrentamento ao coronavírus (Covid-19). Várias pessoas foram flagradas gerando aglomeração em vias e locais públicos e particulares após o toque de recolher, da meia noite às 5 horas.

Até mesmo menores e crianças recém-nascidas com suas mães foram flagrados pela Fiscalização. As ações ocorreram após denúncias anônimas. Na Avenida Capitão Índio Bandeira, área central da cidade, por exemplo, várias pessoas foram abordadas após a meia noite descumprindo o decreto. Moradores gerando aglomeração, consumindo bebida alcoólica e sem uso de máscara foram encontrados pelas equipes.

O que chamou atenção dos policiais, é que duas mães, com bebês ainda recém-nascidos, também estavam no local, em frente ao Clube 10, colocando em risco a vida das crianças. Todos os flagrados foram autuados de acordo com o decreto vigente.

Os policiais flagraram também aglomeração de pessoas atrás de uma Igreja, na Vila Carolo, após denúncia anônima. Quando as pessoas perceberam a chegada das viaturas tentaram fugir, mas foram abordadas e autuadas. No local, foi flagrado um garoto de apenas 12 anos.

Outra aglomeração foi dispersada pelas equipes também em uma república próximo a UTFPR. No local, foi flagrada uma festa com aproximadamente 40 pessoas. Tanto o proprietário do estabelecimento quanto as pessoas foram autuadas.

Falta de apoio

As equipes de fiscalização reclamaram da falta de apoio do Conselho Tutelar nas ações. Em duas das três denúncias nesse fim de semana, havia menores envolvidos, inclusive duas mães com filhos recém-nascidos em frente ao Clube 10 de Outubro.

Segundo informações, foram feitas várias tentativas de contato com o Conselho Tutelar para acompanhar estes casos envolvendo menores, mas sem sucesso. Ainda conforme os fiscais, esta situação tem sido recorrente.

No caso dos atendimentos do fim de semana, em que a fiscalização precisou da intervenção do Conselho em duas ocorrências, ninguém atendeu às ligações. Em alguns casos, ainda segundo os fiscais, a informação é de que os conselheiros estavam em atendimento a outras ocorrências. Tem sido comum em Campo Mourão a abordagem a menores durante as fiscalizações de rotina para conter aglomerações.