Fraternidade O Caminho agora tem casa masculina em Campo Mourão

Sete frades franciscanos da Fraternidade O Caminho estão morando em uma casa alugada no Jardim Copacabana, em Campo Mourão. Além do trabalho espiritual e social desenvolvido pela Fraternidade, os freis têm uma rotina de atividades na casa que envolve desde momentos de oração, tarefas domésticas e lazer. 

O responsável é o Frei Aleffi, que chegou na semana passada a Campo Mourão com a missão de trabalhar por um ano na cidade. Natural do Maranhão, ele foi ordenado padre recentemente e está há 12 anos na Fraternidade, onde já desenvolveu várias missões, inclusive no Paraná, em Foz do Iguaçu. “Entrei para a Fraternidade aos 19 anos, após querer conhecer o trabalho que recuperou meu irmão da dependência química”, explica Frei Aleffi, que antes do trabalho religioso atuava no ramo da construção civil.

Os sete frades vieram de diversos lugares e ficam na casa por um período determinado por um conselho. “A missão da Fraternidade O Caminho, de forma geral, é fazer um trabalho voltado aos jovens por meio de retiros, acampamentos, com pessoas em situação de rua e dependentes químico, além de atuação na Pastoral Carcerária”, explica o frei, ao lembrar que no próximo mês a Fraternidade também vai assumir a administração da Casa de Passagem de Campo Mourão, antigo albergue.

A rotina dos freis começa logo cedo com um período de estudos e ao meio dia se reúnem na capela para adoração ao santíssimo sacramento até as 15 horas, quando então rezam o terço das chagas (próprio da comunidade). Um dia da semana também é reservado para momentos de lazer, dentro ou fora da casa. “Costumamos jogar futebol ou voleibol com os amigos”, revela o Frei Aleffi. 

Ele explica que a decisão de montar uma casa masculina partiu da necessidade da própria Fraternidade para acolher e cuidar dos irmãos religiosos. “A parte disso também fazemos um trabalho com moradores de rua, servimos comida aqui para eles também e evangelização de um modo geral”, acrescenta.

Campo Mourão

Frei Alefi disse a impressão que tem é que Campo Mourão guarda surpresas misteriosas e grandes desafios na área pastoral. “A cidade tem grande potência e estamos aqui para auxiliar na fragilidade e desfrutar dessa potência, tendo em vista a ajuda que Campo Mourão dá à Fraternidade, inclusive em âmbito nacional”, observa o frade.

Ele lembra que tudo na Fraternidade, assim como a casa masculina, é mantida por doações. “O aluguel da casa é pago por meio de doações de benfeitores e venda de artesanatos que fazemos”, ressalta o frei. Quem tiver interesse em ajudar a maior necessidade são produtos de limpeza, alimentos, roupas de cama e dinheiro. 

Serviço 

A casa masculina fica na Rua dos Expedicionários, 659, Jardim Copacabana.