Frente fria histórica atinge região nesta sexta e mínima poderá chegar até 0 grau em CM

Os mourãoenses que preparem os casacos. Uma frente fria histórica que estava prevista para atingir o Sul do país chega nesta sexta-feira (5) a Campo Mourão e região derrubando a temperatura a 4ºC, conforme prevê o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar). O ápice do frio será no sábado (6) com a mínima podendo cair a 0ºC grau em Campo Mourão. Há previsão de geada para várias cidades da Comcam. A situação pode ser acompanhada pelo site do Simepar (http://www.simepar.br/).

As temperaturas continuam geladas na próxima semana, porém devem sofrer uma leve elevação. Para segunda-feira (8), por exemplo, a mínima será de 4ºC; e 7ºC na terça-feira (9). A partir de quarta-feira (10), voltam a subir, passando dos 10ºC. A máxima não passa dos 22ºC graus.

De acordo com boletim meteorológico diário divulgado nesta manhã pelo Simepar, as temperaturas já começam a ter um declínio significativo a partir desta quinta-feira (4) em todas as regiões do Paraná.

Ainda chove entre cidades do norte e leste do Estado, mas não por muito tempo, diz a nota. O tempo gradativamente passa a ficar mais estável e o resfriamento se dá ao longo do dia, por isso são esperadas temperaturas mais baixas à noite. No entanto, o período diurno também será gelado por causa do vento que baixa a sensação térmica. O frio ganha mais intensidade entre sexta e sábado, reafirma o boletim.

Apesar da previsão do tempo mostrar que este ano serão poucos eventos de frio, a previsão de institutos meteorológicos mostra que o frio do inverno deste ano ficará concentrado neste mês de julho. Para se ter ideia da força do frio, de acordo com o meteorologista Simepar, Reinaldo Kneib, existe inclusive a possibilidade de nevar em General Carneiro e Palmas.

Conforme o Simepar, em general Carneiro, a mínima prevista para esta sexta-feira e sábado é -2ºC e -3ºC no domingo. Já em Palmas, será -1ºC na sexta; -1ºC no sábado e -2ºC no domingo. As duas cidades deverão registrar as menores temperaturas do Estado nesta onda de frio histórica.