Grupo de pesquisa da UTFPR lança desafio do melhor sabão caseiro
Estudantes matriculados no 3ª ano do ensino médio, na Educação de
Jovens e Adultos (EJA) ou curso técnico de instituições da rede estadual do Núcleo Regional de Educação de Campo Mourão podem participar de um desafio lançado pelo Grupo de Pesquisa em Ensino de Química do campus da UTFPR de Campo Mourão. O desafio é o resgate de receitas caseiras de produção de sabão em barra, relacionando o conhecimento popular e o científico envolvido nesse processo.
As inscrições das equipes serão realizadas de 10 a 14 de agosto por meio de formulário disponível no link https://sites.google.com/view/gpeq. Podem se inscrever equipes formadas por três a cinco estudantes. Além de fabricação do sabão, as equipes devem elaborar vídeo e artigo sobre o processo. Os produtos prontos (incluindo vídeo e artigo) devem ser entregues até dia 29 de outubro no Núcleo Regional de Educação. Além de declaração de melhor sabão, os vencedores receberão medalhas de ouro, prata e bronze conforme a ordem de classificação.
Conforme edital lançado pela instituição, o desafio será constituído de duas etapas. A primeira no âmbito de cada uma das escolas que aderirem ao desafio e a segunda envolvendo os melhores sabões em barra caseiro. Todas as etapas do desafio serão realizadas de forma remota, por meio de ferramentas adequadas a realidade dos professores e estudantes por conta da pandemia do Coronavírus.
A proposta do projeto é apresentar um sabão em barra caseiro, assim como sua forma de produção, para ser avaliado quanto a critérios estabelecidos na área de controle de qualidade como ensaios organolépticos, teste de resistência à água, formação de espuma e determinação do pH.