Há 54 anos, Campo Mourão dava um Fusca de presente ao prefeito
O dia 29 de abril de 1967 entrou para as páginas da história de Campo Mourão. Foi nesse dia, há 54 anos, que o então prefeito Milton Luiz Pereira deixou o cargo para assumir uma vaga de juiz federal, em Curitiba. Em vez de receber críticas pela renúncia, porém, ele recebeu um Fusca azul de presente. Foi uma forma que lideranças da comunidade encontraram para homenageá-lo pela gestão, até hoje considerada exemplar.
Eleito prefeito em 1963, Dr. Milton teve sua administração marcada pela lisura, honestidade e seriedade com a coisa pública, numa época em que não cobrava transparência das ações políticas. No mandato dele, Campo Mourão recebeu o título de Município Modelo do Paraná.
No dia da despedida, ao descer as escadarias do Paço Municipal também concluído por ele, recebeu de presente do povo de Campo Mourão, além de um caloroso aplauso, o Fusca novinho, comprado numa revendedora local.
Segundo o historiador Jair Elias dos Santos Junior, existem relatos de que ele relutou em aceitar o presente. Anteriormente ele também teria recusado um aumento de salário proposto pelos vereadores. “Hoje, decorridos 54 anos, o exemplo de como deve ser tratado o bem público continua vivo, servindo de inspiração para as gerações de mourãoenses”, enfatiza o historiador.
O prefeito Tauillo Tezelli mencionou que, ao assumir a administração municipal, pela primeira vez em 1997, recebeu por diversas vezes o Dr. Milton ou em sua residência ou em eventos promovidos pelo município. “Todas as vezes que ele chegava aqui ele queria visitar um amigo que há tempo não via. Ele foi prefeito, teve oposição, uniu a oposição, uniu os empresários, todos trabalhando pelo bem da cidade. E o respeito veio, e ele foi reconhecido, e é um excelente exemplo pra nossa cidade”, disse Tauillo.
Fusca
A despedida do Dr. Milton sempre foi lembrada em Campo Mourão. Tanto que uma lei de autoria do vereador Sidnei Jardim estabeleceu a data de 29 de abril como o Dia Municipal do Fusca. O detalhe é que mesmo como juiz federal, Dr. Milton sempre manteve o
Fusca impecável. Em 2017, por iniciativa do filho dele, Marcus Vinicius Pereira, o veículo foi trazido de volta a Campo Mourão para marcar os 50 anos do encerramento da gestão de seu pai e os 70 anos de emancipação da cidade. O carro ficou em exposição no Teatro Municipal.
Milton Luiz Pereira nasceu em 9 de dezembro de 1932, em Itatinga (São Paulo), e faleceu dia 16 de fevereiro de 2012, em Curitiba. Em fevereiro de 2014, no segundo aniversário de falecimento dele, foi fundado pelo filho o Instituto Milton Luiz Pereira, com a intenção de promover ações e assistência sociais, bem como estudos e iniciativas para o exercício das virtudes e ideias daquele que lhe deu o nome.