Hemonúcleo atinge estoque crítico e pede doações de sangue com urgência

O Hemonúcleo Campo Mourão precisa de doações de sangue com urgência devido ao estado crítico do estoque, principalmente do O Negativo. Para se ter ideia, de 25 bolsas, que seria o ideal para a unidade funcionar ‘confortavelmente’, o banco tem hoje apenas 5 bolsas deste tipo sanguíneo. O número é alarmante.

Em razão do baixo estoque, a unidade está convocando doadores para aumentar a coleta e, consequentemente, a disponibilidade de bolsas de sangue para a rede de saúde. A assistente social do Hemonúcleo, Daniela Urbano Ramalho Ventura lembra que é necessária a doação de todos os tipos sanguíneos. “Hoje a dificuldade maior é com O Negativo, mas precisamos também de outros tipos de sangue”, ressaltou. Cada bolsa de sangue, de 450 ml, salva até quatro vidas.

Daniela informou que o estoque baixou significativamente e que nesta semana atingiu índice alarmante. “Temos mantido nossos estoques mínimos na maioria dos tipos, mas O Negativo, que temos mais dificuldade em conseguir, está muito abaixo do estoque mínimo”, preocupou-se. A assistente social comentou que as últimas duas semanas de frio intenso ‘afastou’ ainda mais os doadores, que já estavam receosos por conta da pandemia da Covid-19. “Esta semana em especial O Negativo foi quase no zero”, falou, ao comentar que o banco de sangue tem apelado, em último caso, para outras unidades da rede para não deixar faltar sangue.

“Estamos também apelando à população para ajudar a gente para que possamos restabelecer nossos estoques. O clima está melhorando, e acredito que isso irá contribuir. Nas últimas duas semanas, percebemos que até os agendamentos caíram muito. Ou seja, as pessoas deixaram de procurar mesmo”, lamentou.

Daniela comentou que as pessoas ficam com receio de sair de casa por conta da pandemia, mas garantiu que a unidade está preparada para receber todos os doadores com segurança. Ela informou que o Hemonúcleo tem capacidade para atender até 60 doadores por dia, mas que nas últimas semanas tem atendido apenas entre 15 a 20. “O Hemonúcleo está precisando muito dos doadores neste momento”, acrescentou.

Serviço

Devido a pandemia da Covid-19, o atendimento para doações pode ser agendado pelos telefones (44) 3525-1102; 99878 3811 ou pelo link https://www.saude.pr.gov.br/Pagina/Doacao-de-Sangue.

Critérios para doar

* Ter entre 16 e 69 anos (se for menor de idade, só com autorização dos pais e responsáveis);
* Estar com a saúde em dia;
* Pesar, no mínimo, 50 kg;
* Apresentar um documento original, com foto;
* Não ter ingerido bebida alcoólica no mínimo 12 horas antes da doação.