Hemonúcleo de Campo Mourão funciona nesta quarta-feira, fecha quinta no feriado e abre sexta

O Hemonúcleo de Campo Mourão funcionará para atendimento ao público normalmente nesta quarta-feira (15), véspera do feriado de Corpus Christi, fecha na quinta, e volta a abrir na sexta-feira, pós feriado, para agendamentos de horários. Os doadores podem fazer o agendamento pelo telefone/WhatsApp: (44) 9 9878-3811 ou então pelo site www.saude.pr.gov.br/doacao.

O pedido da chefia do banco de sangue é para que os voluntários agendem seus horários e façam doações, especialmente devido ao feriado prolongado, período em que aumentam os acidentes devido ao aumento do fluxo de veículos e de pessoas que aproveitam o feriado prolongado para viajar, deixando de doar.

O Hemonúcleo continua os estoques sanguíneos do tipo “O negativo” bastante baixos. Na semana passada chegou a ficar praticamente zerado. Para o funcionamento ‘confortável’, é preciso no mínimo de 25 bolsas de sangue em estoque deste tipo sanguíneo, mas não há nem metade deste número. Há sempre a necessidade de doações também de sangue O+ e A-.

“Pedimos aos doadores que antes de viajarem ou antes mesmo do feriado nesta quinta-feira que agende seu horário e faça a sua doação para que possamos manter nosso estoque estabilizado ou pelo menos dentro do limite mínimo para atender a demanda dos hospitais”, pede a chefe do Hemonúcleo da cidade, Michele Berbet.

Considerado universal, o sangue tipo O negativo não pode faltar, pois, em casos de extrema urgência, quando não há tempo para exames que comprovem qual o tipo de sangue do paciente, ele é o requisitado pelos hospitais. Já o sangue do tipo A é fundamental, pois pode ser transfundido entre os que possuem as tipagens A e AB.

A queda brusca de temperatura também tem afastado os doadores, contribuindo para a queda nos estoques do Hemonúcleo. “Época de frio historicamente os doadores ficam mais em casa. Em alguns casos, outros até por condições de resfriado ou gripe deixam de doar nesta época”, explicou Michele ao ressaltar que a doação de todos os tipos sanguíneos é ‘bem vinda’.

Devido ao quadro de pandemia da Covid-19, há algumas regras estabelecidas pela Secretaria Estadual de Saúde para doações. Pessoas que tiveram Covid-19, por exemplo, o período é de 10 dias. A contagem começa a partir da recuperação completa da doença. Para quem teve contato próximo a um caso confirmado de Covid-19, deverá ser considerada inapta pelo período de 7 dias após o último contato. Não apresentando nenhum sintoma, pode fazer a doação. Já as pessoas que permanecem em isolamento voluntário ou indicado por equipe médica devido a sintomas de possível infecção pela Covid deverão cumprir o isolamento indicado e só depois doar. Já quem recebeu a vacina contra a Covid-19 deve esperar sete dias. E quem se vacinou contra gripe, 48 horas.

Para doar sangue, o voluntário deve seguir alguns requisitos básicos como: apresentar um documento oficial com foto; ter idade entre 16 e 69 anos; estar em boas condições de saúde; pesar no mínimo 50 quilos; não ter feito uso de bebida alcoólica nas últimas 12 horas; se fez tatuagem ou piercing, aguardar 12 meses; não ter tido gripe ou resfriado nos últimos 30 dias; não ter tido sífilis, doença de chagas ou aids; não ter diabetes em uso de insulina e guardar 48 horas para doar, caso tenha tomado a vacina da gripe, desde que não esteja com nenhum sintoma.