Hemonúcleo de Campo Mourão pede doações de todos os tipos sanguíneos

O Hemonúcleo de Campo Mourão mais uma vez pede a solidariedade dos doadores de sangue para garantir os estoques. A necessidade mais urgente é dos tipos A e O Negativo e Positivo. Porém, todos os tipos sanguíneos são importantes e há necessidades de doações de todos eles.

“Precisamos de ajuda para mantermos nosso estoque, afinal, a doação é a única maneira de se obter sangue”, diz a técnica de Laboratório, Sandra Magali Dias. A agenda de Campo Mourão está aberta até o dia 13 de maio. Para doar, basta fazer o agendamento pelo site do Hemepar. Segundo a direção do banco de sangue, durante esta semana estão disponíveis ‘muitas vagas’.

A preocupação é que haja falta de sangue caso as doações não aumentem. Para manter o estoque adequado são necessárias muitas doações, conforme o Hemonúcleo. O ideal é que cada pessoa doe sangue pelo menos duas vezes ao ano. Homens podem doar sangue a cada 60 dias e, no período de 12 meses, até quatro doações, e mulheres em um intervalo de 90 dias, e no período de 12 meses, até três doações.

Outra preocupação é que com a chegada do inverno as doações venham reduzir ainda mais, uma vez que neste período, além de ser comum a infecção de doadores com gripe, o que impede a doação, as pessoas saem menos de casa devido ao frio.

Uma única doação pode salvar até quatro vidas, uma vez que o material é separado em diferentes hemocomponentes: concentrado de hemácias (glóbulos vermelhos); concentrado de plaquetas; plasma; e crioprecipitado – que podem ser utilizados em diversas situações clínicas.

Vale lembrar que o sangue tem prazo de validade: o concentrado de hemácias (CHM) – 35 a 42 dias, dependendo da solução de conservação; centrado de plaquetas (CP) – cinco dias; e plasma fresco congelado (PFC), até um ano. Uma única doação pode salvar até quatro vidas, uma vez que o material é separado em diferentes hemocomponentes: concentrado de hemácias (glóbulos vermelhos); concentrado de plaquetas; plasma; e crioprecipitado – que podem ser utilizados em diversas situações clínicas, outro motivo para necessidade de as doações serem contínuas.

Quem teve Covid-19 o período para doação é de 10 dias. A contagem começa a partir da recuperação completa da doença. Mesmo quem esteve assintomático e testou positivo para a doença, deve esperar os 10 dias para voltar aos Hemocentros ou unidades de coleta de sangue.

Para pessoas que tiveram contato próximo a um caso confirmado de Covid-19, deverão ser consideradas inaptas pelo período de 7 dias após o último contato com essas pessoas. Não apresentando nenhum sintoma, pode fazer a doação. Aqueles que permaneceram em isolamento voluntário ou indicado por equipe médica devido a sintomas de possível infecção pelo SARS-CoV-2 deverão cumprir o isolamento indicado e só depois estarão aptos a doar.

“Doar sangue é um ato Heróico”

Para ajudar o Hemonúcleo que constantemente vem sofrendo com a escassez dos estoques e com o objetivo de despertar a consciência para importância da doação de sangue, projeto coordenado pelo professor do Colégio Estadual, Carlos Alberto Martins, vem aflorando desde cedo este ato de solidariedade em alunos da instituição.

Denominado de “Doar sangue é um ato Heróico”, o projeto é realizado com estudantes do 3º ano. O objetivo é formar uma frente com estudantes comprometidos em salvar vidas. Atualmente mais de 40 alunos entre 16 e 20 anos já foram encaminhados ao Hemonúcleo pela iniciativa para doar sangue. Mas a intenção é aumentar o número de participantes.

Serviço

Para agendar basta acessar www.saude.pr.gov.br/doacao ou pelo telefone (44) 3525-1102.

Requisitos para doação de sangue

– Apresentar documento oficial com foto; sem ele não é possível doar;
– Estar bem alimentado e hidratado;
– Evitar alimentos gordurosos;
– Estar em boas condições de saúde;
– Se estiver usando medicação informar o nome e dosagem;
– Se tomou vacina há menos de 30 dias informar qual;
– Ter dormido bem durante a noite (mínimo 6 horas);
– Idade para primeira doação 16 anos (presença do responsável legal pai ou mãe) à 60 anos 11 meses e 29 dias;
– Idade limite para doação de sangue 69 anos 11 meses e 29 dias para quem já é doador;
– Pesar no mínimo 52 Kg;
– Não ter tido sintomas de gripe ou estar tossindo nos últimos 14 dias;
– Não ter tido Hepatite após os 11 anos;
– Não ter ingerido bebida alcoólica (a menos de 12 horas);
– Não estar grávida ou amamentando;
– Não estar com algum tipo de alergia;
– Não ter problemas cardíacos, renais, diabete, convulsão, bronquite ou ter feito cirurgia bariátrica.
– Não ter realizado endoscopia e colonoscopia a menos de 6 meses;
– Informar se realizou cirurgia a menos de 12 meses;
– Não ter recebido Transfusão de Sangue a menos de 12 meses;
– Não ter feito tatuagem, colocado brinco ou piercing, maquiagem definitiva, sobrancelha micropigmentação a menos de 6 meses;
– Evitar fumar por, pelo menos, 2 horas antes da doação.