Igreja Católica celebra a Semana Nacional da Vida
Acompanhando um movimento nacional, as paróquias e comunidades da Igreja Católica na Diocese de Campo Mourão celebram, até o próximo dia 8 (terça-feira da próxima semana), a Semana Nacional da Vida e do Nascituro. A iniciativa foi proposta pela Comissão Episcopal para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Neste ano o tema é: “Idosos, memória viva da nossa história” e o lema “Na velhice darão frutos”.
Durante a Semana Nacional da Vida, as paróquias promovem diversas atividades, a partir da criatividade pastoral e da realidade de grupos, famílias, comunidades e dioceses. A Comissão Nacional da Pastoral Familiar oferece o subsídio Hora da Vida, com roteiros de encontros para cada dia da semana. Confira abaixo.
A iniciativa é concluída com o Dia do Nascituro, no dia 8, momento para o qual são motivadas manifestações públicas em favor das crianças que ainda estão no ventre materno e contra o aborto. De acordo com o administrador diocesano de Campo Mourão, padre Genivaldo Barbosa, o movimento vem para conscientizar as famílias e comunidades da importância da vida para a Igreja.
“Nós, enquanto igreja, defendemos a vida desde a sua concepção até o fim natural. Queremos então motivá-lo para que enquanto paróquia, comunidade, pastoral, movimento, ou grupo, você possa rezar durante esta semana por esse dom precioso que é a vida”, disse o religioso, ao convidar toda a comunidade a refletir sobre o tema, segundo ele, de suma importância sobretudo o Dia do Nascituro para que a igreja possa dar o testemunho defesa da vida. “Nós defendemos este dom que vem de Deus. Portanto, vindo de Deus, somente ele tem direito e autoridade de tirar”, disse o padre.
Durante os encontros nas paróquias, está sendo destacada a importância dos idosos para as famílias, a sociedade e evangelização. “É uma oportunidade de expressarmos nossa posição em defesa da vida em todos os momentos, desde a concepção até o seu fim natural”, ressaltou Barbosa, ao comentar que é também uma chance de as famílias vivenciarem experiências dos avós.
As propostas de reflexões para os encontros estão disponíveis no subsídio Hora da Vida. Os temas propostos estão divididos em oito encontros, um deles, o 8º voltado a celebrar o Dia do Nascituro, em 8 de outubro.
Os demais temas são: 1º Encontro – Pessoa idosa, espiritualidade e vocação; 2º Encontro – O protagonismo da pessoa idosa na comunidade humana; 3º Encontro – Promover, proteger e cuidar das pessoas idosas no ambiente em que vivem; 4º Encontro – Preparação para um Envelhecimento saudável; 5º Encontro – A pessoa idosa na comunidade eclesial; 6º Encontro – Conviver é Contribuir: “Penso Sobretudo na Evangelização”; 7º Encontro – Ser um eterno aprendiz!