Índice de infestação da dengue ultrapassa 18% em bairro de Campo Mourão

A Secretaria de Saúde de Campo Mourão divulgou nessa sexta-feira (12), o primeiro Levantamento do Índice de Infestação do Aedes aegypti (LIRA) de 2024. O índice geral é de 6,27% no município. Porém, alguns bairros o número ultrapassa 18%, o que é extremamente preocupante.

Das 45 localidades pesquisadas, em 26 a taxa de infestação está acima de 4%. Em seis bairros e na área central o número foi zero. Os locais com maiores índices são os jardins Bandeirantes (18,52%), Fortunato Perdoncini (16,33%) e Indianápolis (16,22%). Dos 1.866 imóveis verificados, 117 apresentavam focos do mosquito, sendo a maior parte em lixo encontrado nas residências.

“Tivemos uma redução no índice em relação ao levantamento anterior que ficou em torno de 10%, mas ainda assim estamos muito acima do que é preconizado pelo Ministério da Saúde, que é abaixo de 1%”, explica a coordenadora do trabalho de campo, Marinalva Ferreira da Luz.

As equipes de combate à dengue estão concentradas nas áreas de maior índice de infestação, eliminando focos e levando orientações aos moradores. “Nós já encaminhamos nossos agentes para as áreas mais afetadas, mas precisamos do apoio da população para equilibrar esse índice e evitarmos uma epidemia na cidade. A população precisa jogar o lixo no local correto, pois a maioria dos focos está no quintal das casas, em latas, garrafas e plásticos”, ressalta Marinalva.

Outras ações de combate

Outra medida que vem sendo adotada no combate à dengue em Campo Mourão é o chamado bloqueio de transmissão viral. Nessa ação, o combate ao mosquito Aedes aegypti é realizado por meio da pulverização de inseticida no espaço peridomiciliar e nos quarteirões adjacentes, mediante a notificação de casos confirmados ou suspeitos da doença. Na manhã de quinta-feira (11), a equipe esteve no jardim Tropical e realizou a pulverização num raio de oito quarteirões de um endereço onde mãe e filha apresentavam suspeita de doença.