Inscrições para curso gratuito de cuidador de idoso em Campo Mourão encerram nesta quinta

Encerram nesta quinta-feira (10), as inscrições para o curso de formação inicial para cuidador de idoso, em Campo Mourão. A capacitação, oferecida pela Escola de Saúde Pública, é gratuita. Interessados podem se inscrever neste link, preenchendo um formulário eletrônico.

Ao todo, 35 vagas são ofertadas. O curso será realizado na 11ª Regional de Saúde de Campo Mourão, na modalidade presencial. A carga horária será de 180 horas, sendo 160 teóricas e 20 práticas. As aulas terão início a partir do dia 21 de março, de segunda a sexta-feira, das 19 horas às 22h45.

A realização do curso está condicionada à formação da turma, sendo no mínimo 26 e no máximo 35 alunos, com deferimento de matrículas pela Secretaria Escolar do CFRH (Centro Formador de Recursos Humanos).

Público alvo

O público alvo para a capacitação são trabalhadores que atuam em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI); trabalhadores que atuam em domicílio, cuidadores informal e familiar; trabalhadores que atuam como Agentes Comunitários de Saúde (ACS); e auxiliares de Enfermagem, Técnicos em Enfermagem, profissionais dos serviços do SUS e privados.

No caso de as 35 vagas ofertadas não serem preenchidas com candidatos que possuam os critérios exigidos, as vagas remanescentes serão preenchidas por pessoas da comunidade em geral desde que possuam o Ensino Fundamental completo e residam em um dos municípios de abrangência da Regional de Saúde.

De acordo com a Regional de Saúde, o curso tem como objetivo qualificar profissionais da área; oferecer subsídios para o desenvolvimento de ações de promoção da saúde e prevenção de agravos com os idosos; ampliar o acesso às ações e serviços de informação, de promoção social e de desenvolvimento da cidadania e contribuir para a melhoria da assistência prestada ao idoso, em domicílio e nos serviços de saúde do SUS.

Para participar, o candidato deverá ter ensino fundamental completo e 18 anos completos. Em caso de empate será escolhido o participante com idade mais elevada ou com maior tempo de trabalho na área. Para a inscrição serão solicitados os documentos: cópia do RG (frente e verso); cópia do CPF; cópia da certidão de nascimento ou casamento; cópia do título de eleitor com comprovante da última eleição; cópia de comprovante de reservista (homens); cópia do histórico escolar, além de ficha cadastral preenchida.