Instituto emite alerta para intensa onda de calor esta semana; toda região será afetada

Os últimos dias do verão – o outono inicia no próximo dia 20 – serão de intenso calor em boa parte do Paraná, principalmente nesta semana, mais especificamente a partir desta quarta-feira (13). De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), mais de 330 cidades do Estado, incluindo Campo Mourão, serão atingidas por uma intensa “bolha de calor”.

Diante deste cenário, o Instituto emitiu um alerta de “perigo potencial em virtude de onda de calor”, que engloba todos os 25 municípios da região da Comcam. O aviso teve início nessa segunda-feira e segue até o próximo fim de semana, com temperaturas que podem chegar a 5ºC acima da média, causando potencial risco à saúde.

Devido a forte massa de ar seco, não há previsão de chuva para os próximos dias. Em Campo Mourão, o dia mais quente esperado, segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento e Ambiental do Paraná (Simepar), será sábado, quando a temperatura deverá atingir os 35ºC com sensação térmica podendo chegar a 38º.

✅ Siga o canal da TRIBUNA no WhatsApp

Segundo institutos meteorológicos, o ar quente ganha força na região do Chaco Paraguaio e norte da Argentina ao longo desta semana. “Uma área de alta pressão nos níveis médios da atmosfera favorece a manutenção do ar quente sobre a região, já que este sistema desfavorece a formação de nuvens carregadas, mantendo o ar seco e em gradual aquecimento”, informam.

Na Comcam, estão na rota do calorão as cidades de Altamira do Paraná, Araruna, Barbosa Ferraz, Boa Esperança, Campina da Lagoa, Campo Mourão, Corumbataí do Sul, Engenheiro Beltrão, Farol, Fênix, Goioerê, Iretama, Janiópolis, Juranda, Luiziana, Mamborê, Moreira Sales, Nova Cantu, Peabiru, Quarto Centenário, Quinta do Sol, Rancho Alegre D’Oeste, Roncador, Terra Boa, e Ubiratã.

Chegada do outono

O outono começa no dia 20 de março, uma quarta-feira, mais precisamente às 00h06, e termina no dia 20 de junho. A chegada dessa estação é marcada pelo Equinócio de outono, quando o tempo de dia será o mesmo tempo de noite, e conforme os meses passam os dias vão ficando mais curtos.

O outono faz uma transição do verão para o inverno e é caracterizada por temperaturas mais amenas e pela troca de folhas das árvores sazonais, que começam a se preparar para a chegada da estação mais fria do ano.