Internado com Covid-19, Tureck tem boa evolução e deve ganhar alta hospitalar nos próximos dias

Quem vê a foto postada nas redes sociais nesse sábado (19), pela filha Marcia Tureck, com o ex-prefeito de Campo Mourão, Nelson Tureck (Podemos) já dando positivo, difícil acreditar que até semana passada seu estado de saúde era gravíssimo, inclusive, correndo risco de morte. 

Hoje a situação de Tureck já é outra. Totalmente diferente. Seu estado de saúde apresenta boa evolução contra o coronavírus (Covid-19). A expectativa é que ele receba alta hospitalar já nos próximos dias. Tureck está internado no Albert Einstein, em São Paulo.

O ex-prefeito ficou 12 dias internado na UTI do hospital. Mas sua recuperação foi rápida, deixando até mesmo os médicos que o atenderam surpresos. Tureck chegou a ter 90% dos pulmões comprometidos pelo vírus, sofreu falência renal, e teve infecção respiratória grave. 

No entanto, os rins do ex-prefeito voltaram a funcionar na sexta-feira. Nas redes sociais, amigos e familiares comemoram a boa recuperação de Tureck. “Glória a Deus”, escreveu a filha Márcia Tureck. O ex-prefeito está internado desde o dia 3 deste mês no Einstein. Ontem, o vice-presidente do Podemos, Alcione Jacob, conversou com ele por telefone. “O Nelson está bem, semana que vem estará entre nós”, comemorou ele nas redes sociais.

O caso do ex-prefeito, mexeu com todos, inclusive com seus adversários políticos, que se solidarizaram com orações. No mesmo dia em que foi internado na UTI, na Santa Casa em Campo Mourão, o prefeito Tauillo Tezelli (Cidadania), divulgou nota em sua rede social, se dizendo entristecido com o estado de saúde de Tureck. Se dirigiu a Tureck como um ‘respeitoso adversário político, daqueles com firmeza de caráter, que sempre soube respeitar os limites éticos da disputa política’ e disse que ele estava em suas orações. 

Da mesma forma, o deputado estadual Douglas Fabrício (Cidadania), também pediu orações a Tureck durante sessão da Assembleia Legislativa do Paraná. Douglas foi adversário de Tureck na eleição para prefeito de 2004 e perdeu.

Aos 68 anos de idade, Tureck, que é o atual presidente do (Podemos) iniciou na carreira política em 1982, quando foi eleito vereador pelo distrito de Luiziana. Em 1988 foi eleito prefeito de Luiziana e em 1994, deputado estadual. Em 1998 Tureck disputou uma nova vaga na Assembléia Legislativa, ficou de suplente, onde acabou assumindo uma cadeira em 2001. 

Um ano antes havia perdido a prefeitura de Campo Mourão e em 2002 foi reeleito deputado estadual. Em 2004 Tureck foi eleito prefeito de Campo Mourão com 19.640 mil votos, sendo reeleito em com 24.998 votos.