Justiça Eleitoral fará transporte de eleitores da zona rural nas eleições

A Justiça Eleitoral irá disponibilizar o transporte gratuito para o deslocamento de eleitores na zona rural em Campo Mourão. Os ônibus  serão fornecidos pelo município, e receberão identificação para facilitar a utilização pelos eleitores.

Na 31ª Zona Eleitoral, que abrange o município de Campo Mourão, o juiz eleitoral Fabrício Voltaré autorizou a criação oito linhas com horários de saída das 8 horas às 14h30 e horários variados de retorno que variam entre 11 e 17 horas. 

O transporte de eleitores somente será feito dentro dos limites territoriais do município e das zonas rurais para as mesas receptoras de votos. A chefe do Fórum Eleitoral de Campo Mourão, Sueli Bissi comentou que os veículos só poderão trafegar nos percursos já pré-estabelecidos e o embarque e desembarque de eleitores ocorrerão somente nos locais de saídas e chegadas nas linhas.  

Sueli alertou que a legislação eleitoral proíbe partidos políticos e candidatos  transportarem eleitores (da zona rural ou urbana) para o local de votação no dia da eleição A prática configura crime eleitoral podendo ser considerada uma forma de influenciar e fazer propaganda, o que é proibido por lei.

Os partidos políticos podem fiscalizar o transporte dos eleitores no dia do pleito. Para que não haja influência sobre os eleitores, a lei proíbe que veículos transportem eleitores desde o dia anterior até o dia posterior às eleições. São consideradas exceções: veículos que estejam em serviço para a Justiça Eleitoral; que sejam de linhas regulares e não tenham sido fretados; veículos particulares de uso individual para transporte do eleitor e sua família; veículos de aluguel em serviço normal sem propósito eleitoral. Veja abaixo as linhas e horários.