Justiça Eleitoral inicia preparação das urnas eletrônicas em Campo Mourão

A Justiça Eleitoral iniciou neste domingo (8), a preparação das urnas eletrônicas que serão utilizadas no dia 15 de novembro nas Eleições Municipais 2020. Hoje está sendo realizado o trabalho de geração das mídias, que tiveram início às 9 horas e prosseguem até às 17 horas. Representantes de partidos, OAB, além do Juiz Eleitoral Cesar Ferrari, acompanham os trabalhos.  Nesta segunda-feira (9), será feita a segunda etapa do processo, que será a conferência e lacração das urnas. 

Conforme explicou a chefe do Cartório Eleitoral de Campo Mourão, Sueli Bissi, a geração de mídias consiste em armazenar nos flashs cards (cartões de memórias) os sistemas de dados dos eleitores e também dos candidatos por meio da geração de tabelas que incluem o nome do candidato, partido, foto, cargo, número, seção e lista de eleitores com nome e número do título. “Todos estes dados são inseridos nas urnas possibilitando ao eleitor escolher o seu candidato”, explicou. 

Nas eleições municipais serão utilizadas 209 urnas eletrônicas, sendo 175 na 31ª Zona Eleitoral, que compreende Campo Mourão, e 34 na Zona Eleitoral 183, que abrange as cidades de Farol, Luiziana e Janiópolis.

A Justiça Eleitoral manterá ainda 25 urnas de contingência na Zona Eleitoral 31, e 13 na Zona Eleitoral 183. Juízes eleitorais, Ministério Público Eleitoral, e representantes de partidos e coligação e OAB acompanharão a cerimônia de lacração dar urnas amanhã, a partir das 8 horas. 

Sueli informou que após a lacração, será feita auditoria em uma urna de cada município para demonstrar a lisura dos trabalhos aos que acompanharão o processo. “Este trabalho de geração de mídia é tão importante quanto a lacração das urnas”, ressaltou ela.  

O juiz eleitoral Cesar Ferrari, da Zona Eleitoral 183, destacou a importância do processo, ao ressaltar a transparência da Justiça eleitoral nos trabalhos. “Por isso são convidados representantes de vários segmentos, inclusive a imprensa para acompanhar este trabalho”, falou.

A urna eletrônica é utilizada no Brasil desde 1996 sem que jamais fosse documentada qualquer situação de fraude. Contudo, a Justiça Eleitoral sempre está aperfeiçoando o sistema abrindo para as tentativas propositais de invasão, de hackeamento, consertando as fragilidades que eventualmente são encontradas.

Ferrari comentou ainda que a expectativa é que as eleições transcorram no próximo domingo na maior tranquilidade possível. “O que a gente pede é muita calma e que as pessoas, tanto os políticos quanto os eleitores, façam sua campanha de maneira legítima e com respeito. No domingo que vem vamos escolher os candidatos. O mundo não vai acabar e nem será a última eleição, então que as discussões políticas sejam feitas com o maior respeito possível entre os adversários”, destacou, ao alertar o eleitor ao voto consciente.  

“Temos que buscar cada vez mais maturidade, tanto dos candidatos na disputa da eleição quanto dos eleitores com o voto consciente”, ressaltou, ao acrescentar que a ‘Justiça Eleitoral não visa aparecer mais que os candidatos, mas sim fazer que o processo aconteça’. 

A eleição será no dia 15 de novembro (próximo domingo) das 7 às 17 horas. Em Campo Mourão, 65.951 eleitores estão aptos ao voto. A Justiça Eleitoral orienta que as pessoas acima de 60 anos procurem votar logo no período da manhã, de preferência entre às 7 às 10 horas.

VEJA TAMBÉM:

>> Justiça Eleitoral alerta eleitor para mudanças de seções de votação