Justiça manda afastar diretores do Lar dos Idosos de Campo Mourão

A pedido do Ministério Público, o juiz da 1ª Vara Cível de Campo Mourão determinou, por liminar, o afastamento da presidente e do gerente do Lar dos Velhinhos Frederico Ozanam. Segundo a assessoria de comunicação do MP, a ação foi ajuizada a partir de inquérito civil que investiga diversas irregularidades na instituição, que abriga mais de 40 idosos. 

Na ação o MP alega que as investigações constataram inviabilização de acesso dos idosos aos valores por eles recebidos (como aposentadorias e benefícios assistenciais), tratamento desrespeitoso a internos e funcionários, falta de água quente para os banhos, existência de alimentos com prazo de validade vencido e em mau estado de conservação, além de outros fatos que caracterizavam falta de atenção ou zelo, omissão e descaso no atendimento aos idosos.

Para o MP, os acusados devem ser responsabilizados pela “existência de atos que violam frontalmente o direito à saúde física e mental, à cultura, ao lazer, ao respeito e à dignidade dos idosos abrigados na instituição”. Conforme a decisão, a presidente e o gerente ficam proibidos de ingressar na instituição e manter contato com funcionários e idosos.

Na nota divulgada pela assessoria de imprensa, o MP informa que além do pedido liminar, a ação requer o afastamento definitivo dos dois diretores, a decretação da nulidade de doações de parte de seus vencimentos feitas por internos à instituição, bem como a adequação das instalações elétricas e hidráulicas do local. 

Procurada pela reportagem da TRIBUNA, a direção do Lar dos Velhinhos informou que até o início da tarde desta sexta-feira não havia sido notificada sobre a decisão.