Laudos técnicos da UTFPR sobre questões ambientais são entregues ao Ministério Público

A promotora de justiça Rosana de Sá Ribeiro Pereira recebeu, na manhã desta quinta-feira (12), dois laudos técnicos de vistoria ambiental realizadas sob a supervisão e responsabilidade do professor de Engenharia Ambiental do campus da UTFPR, Edvando Vitor do Couto. O trabalho de campo teve a colaboração de um grupo de 12 acadêmicos do 6º período do curso, que também participaram da entrega dos documentos.

Segundo a promotora, que coordena o projeto Rede Ambiental, do MP-PR, os laudos foram solicitados pelo MP à Universidade para dar suporte a procedimentos de investigação da Promotoria. Um deles foi realizado em uma fazenda no município de Luiziana para dirimir dúvidas sobre a existência de nascentes e a necessidade de recuperação de uma lagoa. O outro traz o estudo sobre um antigo empreendimento imobiliário em Campo Mourão, que apresenta irregularidades ambientais. 

“Esse material será suporte para ações civis ou mesmo de responsabilidade criminal que o Ministério Público possa ingressar”, explicou a promotora. O professor também entregou um relatório de mapeamento sobre o estado de conservação das margens do Rio do Campo. O trabalho faz parte do Projeto Rio do Campo Limpo, desenvolvido pela UTFPR.

“Campo Mourão é privilegiada por contar com a UTFPR, que tem  técnicos qualificados para auxiliar em ações como essa, como também já colaboraram em outras. Assim como o Ministério Público, é uma estrutura pública que contribui com a sociedade”, sintetizou a promotora.

O professor Edvando reforçou que os estudos realizados demonstram como está a conservação dos locais solicitados com respostas aos questionamentos enviados pelo MP. “O desenvolvimento de laudos técnicos é uma das atribuições do engenheiro ambiental e por isso levamos os estudantes nessa tarefa para aprenderem com um caso real”, explicou o professor. 
O acadêmico Jorge Ferreira Sá Freire destacou a experiência de participar do trabalho. “O tempo que a gente teve foi relativamente curto, mas foi um desafio lançado em sala de aula para uma situação que poderemos enfrentar no mercado de trabalho. Foi uma oportunidade muito importante para agregar no aprendizado de forma prática”, comentou.
 
Além dele, integraram a equipe do professor Edvando os acadêmicos Bianca Gabriela Manoel, Bruna Marcia Turmina, Fabiana Costa Corrêa, Guilherme Delbone Galicki, Murilo Domingos Damasceno, Andressa Riso Conrado, Camila Camargo Sanitá, Clicie Duarte Brito, João Victor Nunes Nicola, Marcos Vinícius Campos e Tatiana da Silva Gonçalves.