Leitos de UTIs da Santa Casa e Central Hospitalar estão todos ocupados
Mais uma vez a falta de vagas em leitos de UTI preocupa os profissionais da área em Campo Mourão. Tanto na Santa Casa quanto na Central Hospitalar, todos os leitos estão ocupados na manhã desta quinta-feira (26).
“Aqui não tem leito. Está tudo lotado”, disse por telefone à reportagem da TRIBUNA o diretor-proprietário da Central Hospitalar, Francisco Claudino. Na Santa Casa, as 13 vagas da UTI Adulto e as cinco da UTI Neo Natal estão ocupadas. “Se chegar algum caso, conseguimos estabilizar até que a central encontre o leito adequado. Não existe uma demanda reprimida a espera de vaga”, explica a diretora administrativa, Lucineia Scheffer.
A preocupação com a falta de leitos de UTIs não é nova. A situação costuma se agravar especialmente nos fins de semana e feriados prolongados. Ainda no primeiro semestre a diretoria da Santa Casa solicitou credenciamento de novos leitos ao governo do Estado. “Precisaria de pelo menos 25 UTIs, mas é uma burocracia infernal, uma morosidade, ninguém define nada”, lamentou na época o ex-provedor, Getúlio Ferrari Junior, que pouco tempo depois deixou o cargo.
A diretora administrativa disse que há um acordo com o Estado para credenciamento de três novos leitos. “Mas caminha um processo para ampliar em 10 leitos”, disse Lucineia.