Lideranças lamentam morte de Sanico, um homem de vários talentos

O salão de velório do Sistema Prever em Campo Mourão ficou lotado na manhã desta quinta-feira (13) por amigos e familiares que foram despedir-se do empresário e professor aposentado Deocleciano Domingos Carneiro, o popular Sanico, 76 anos. Em meio a comoção geral, lideranças do município de Farol e Campo Mourão lamentaram a morte do amigo, em um trágico acidente automobilístico na tarde de quarta-feira (12), na rodovia BR 272.

“O Sanico foi um homem de vários talentos, uma unanimidade, pois não se tem notícia que tivesse algum inimigo”, disse o primeiro prefeito de Farol, Gilmar Cardoso. Além de titular do cartório na cidade há mais de 50 anos, o professor Sanico era músico (baterista), fundador da Fanfarra de Farol, imitador de Charles Chaplin, bom dançarino, cozinheiro e mesmo com mais de 70 anos ainda jogava futebol.

“Sortudos foram aqueles que tiveram a chance de conhecer esse ser, cuja alegria contagiava a tudo e a todos por onde passava. Sua memória viverá, para sempre, conosco e será honrada com justiça, pois foi um grande homem, que tocou muitas vidas e muitos corações que jamais o esquecerão”, disse a ex-prefeita Dina Cardoso, que teve a esposa de Sanico, a professora Célia, como secretária municipal de Educação e Cultura. Ela contou que Sanico nunca quis ingressar na carreira política com a justificativa de “não perder amizades”. 

Membros da Associação Panela, de Campo Mourão, onde Sanico foi um dos fundadores, também foram prestar homenagem. “Tive a felicidade de levar ele pra nossa associação quando ela foi idealizada. É uma perda irreparável, um vazio que vai ficar na Panela. Ninguém fazia um arroz como ele às quartas e sábados e sua relação de amizade com todos era inigualável”, disse o amigo Artur Kunyoshi.

O deputado federal Rubens Bueno, também associado da Panela, disse que jogou futebol ao lado de Sanico por muitos anos e manifestou sua tristeza ao saber da morte trágica. “O Sanico era muito educado, discreto e por sua formação como professor um conselheiro sobre política, que ajudava a gente a pensar. Fiquei muito triste ao saber que perdemos essa figura admirável”, ressaltou o parlamentar. 

A prefeita de Farol, Angela Kraus, está em Curitiba e a reportagem da TRIBUNA não conseguiu falar com ela nesta manhã, mas a informação da prefeitura é que foi decretado luto oficial no município. O corpo do professor será sepultado nesta quinta-feira (13), às 13h30, no Cemitério Municipal São Judas Tadeu, em Campo Mourão.