Mais duas moradoras de Campo Mourão morrem de Covid-19

Subiu para 56 o número de moradores de Campo Mourão mortos em decorrência do Covid-19. Na tarde desta quarta-feira (23), a Secretaria Municipal de Saúde comunicou que uma mulher de 88 anos, falecida no dia 17 de dezembro no próprio domicílio, teve confirmação da doença neste dia 23. O material para exame foi coletado após a morte. 

A outra vítima foi uma mulher de 76, que estava hospitalizada na Santa Casa de Paranavaí e morreu no dia 19, mas o resultado do exame também saiu nesta quarta. O boletim divulgado nesta quarta trouxe a confirmação de mais 25 casos. Um total de 17 pessoas estão na UTI, dos quais 9 pelo SUS e 8 por convênios. A enfermaria Covid está com 11 pacientes.

Fiscalização

Também nesta quarta-feira, uma equipe da prefeitura fiscalizou e orientou algumas  lojas em Campo Mourão do ramo de cosméticos quanto a disposição de mostruário de maquiagem a disposição dos clientes, que não é permitido em tempos de pandemia. “Um batom não pode estar à disposição para que várias pessoas o usem como mostruário, assim como outros produtos abertos onde pessoas compartilham embalagem e pinceis de maquiagem”, explicou o coordenador das equipes de fiscalização, Carlos Rodrigues. 

Em outras duas lojas, que tiveram funcionários positivados para Covid-19, os gerentes foram orientados quanto ao monitoramento dos funcionários, criando inclusive um histórico diário, com aferição de temperatura e identificação de sintomas. “Não se recomenda ir fazer o exame sem a orientação médica”, acrescentou, ao lembrar que o monitoramento dos funcionários é de responsabilidade das empresas. 

Na terça-feira (22), mais um empresa foi notificada com “intimação” por escrito por descumprimento do decreto municipal. “Em vários locais as pessoas insistem em permanecer além do horário limite das 23 horas”, relatou Rodrigues. Segundo ele, a fiscalização, com apoio da PM, será realizada todos os dias.