Mais duas mortes por Covid-19 neste domingo na Santa Casa

Mais dois pacientes hospitalizados na Santa Casa de Campo Mourão perderam a batalha para o Coronavírus na manhã deste domingo (27). Um deles, morador de Campo Mourão, completaria 86 anos hoje. Ele estava internado no HU de Maringá, foi transferido para a Santa Casa neste sábado (26) e morreu na enfermaria. O outro paciente, de 71 anos, era morador de Roncador e estava na UTI-Covid desde o dia 8 de dezembro.

O município de Campo Mourão chegou agora a 63 óbitos pela doença, enquanto em Roncador foram três. No sábado (26), a Santa Casa confirmou mais seis mortes, ocorridas entre os dias 23 e 26. Cinco das vítimas estavam internadas em outras cidades. A região de Campo Mourão aparece na 13ª posição estadual em óbitos, o que significa  um índice regional de 44,3 mortes por 100 mil moradores.

Fiscalização

O número de casos e a ocupação de leitos na Santa Casa fez a prefeitura de Campo Mourão apertar a fiscalização, com apoio da Polícia Militar. Neste fim de ano um dos principais alvos são as chácaras de lazer na Usina Mourão, edículas e espaços locados para eventos. Decreto municipal permite no máximo 10 pessoas por evento, conforme também determina decreto estadual.

“O sistema de saúde está no limite”, frisou o secretário municipal, Sérgio Henrique dos Santos, ao pedir que as pessoas evitem festas com aglomerações. O prefeito Tauillo Tezelli fez uma livre para avisar que se não houver colaboração da população as normas ficarão ainda mais rígidas.