Médicos pioneiros são homenageados em Campo Mourão na Semana Nacional de Museus
O museu municipal de Campo Mourão, Deolindo Mendes Pereira preparou uma programação especial para celebrar a história da medicina local na 23ª Semana Nacional de Museus. A principal atividade será a abertura da exposição “Guardiões da Vida: Médicos na História de Campo Mourão”, nesta terça-feira (13), com horário de visitação ampliado, das 8 às 19 horas.
A mostra reúne objetos pessoais e instrumentos utilizados por cinco médicos que marcaram época na cidade: Leopoldino Ferreira, Delbos Leodoro da Silva, José Carlos Ferreira, Manoel Andrade e Makoto Ogata. Também fazem parte da exposição peças do Laboratório do Professor Ephigênio José Carneiro, um dos primeiros laboratórios de análises clínicas do município.
Entre os destaques, está o diploma original do primeiro médico a atuar em Campo Mourão, Delbos Leodoro da Silva, expedido em 1943 pela então Universidade do Paraná.
A iniciativa integra a programação nacional promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), que neste ano tem como tema “O Futuro dos Museus em Comunidades em Rápida Transformação”. A edição de 2025 propõe reflexões sobre patrimônio imaterial, juventude e novas tecnologias como eixos de atuação das instituições museológicas.
Mantido pela Secretaria Municipal de Cultura, o museu busca, com a atividade, ampliar o acesso ao seu acervo e valorizar as contribuições dos profissionais que ajudaram a construir a história da cidade.