Moradores fazem abaixo-assinado contra área destinada a indígenas

Moradores residentes nos jardins Araucária, Botânico I e II, Gutierres, Casali e Laura, em Campo Mourão, estão fazendo um abaixo-assinado contra a instalação do “Terreno de Passagem” destinado a indígenas, próximo a sede do Imape, no Araucária. O espaço foi anunciado esta semana pela administração municipal. O documento será encaminhado aos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário. 

“Nós moradores do jardim residencial Araucária nos manifestamos contra a instalação do 'Terreno de Passagem' em nosso bairro, haja vista os transtornos que os indígenas causaram em outro local da cidade. Durante os últimos anos acompanhamos diversas matérias veiculadas na imprensa, depoimento de moradores próximo ao local em que os indígenas estavam e sempre diziam a mesma coisa: eles causam transtornos no bairro. As condições de higiene são sempre precárias e isso atrapalha o andamento e a ordem do bairro”, diz a petição online, que já conta com 177 assinaturas.

Os moradores dizem também temer pela desvalorização dos imóveis, saneamento insuficiente para atender os indígenas, questões de segurança pública e circulação, 'haja visto que muitos caminham pelas ruas com crianças pequenas trazendo risco de serem atropelados causando um problema ainda maior'. Os moradores cobram diálogo do poder público para instalação da área no local. Segundo eles, não foi feita nenhuma consulta em nenhum dos bairros ou estudo de impacto.

“Deixamos claro que não somos contra a tribo e os indígenas, mas sim ao local a eles destinados que inclusive trata-se de uma Área de Preservação e Proteção (APP), podendo vir a ser degradada depois de anos de cuidado. Pedimos assim que seja revista a criação deste local em nosso bairro e arredores, procurando um outro local que melhor atenda a necessidade do grupo indígena”, diz a petição online.

VEJA TAMBÉM:

>> Confira as vagas de emprego da Agência do Trabalhador para esta sexta-feira