Morre aos 81 anos o padre Jorge Wostal

Morreu nesta quarta-feira (31), aos 81 anos, o padre polonês Jorge Wostal. O religioso estava internado por problemas de saúde. O velório será na Catedral São José de Campo Mourão, em horário a ser confirmado.

CLIQUE AQUI e siga o canal da TRIBUNA no WhatsApp

Padre Wostal foi ordenado em 1966. Ele chegou ao Brasil da Polônia em meados de 1970. Foi vigário na Catedral São José de Campo Mourão entre 1985 a 2002. Ficou também como pároco responsável do Jardim Santa Cruz, atuando ainda nas cidades de Goioerê, Fênix e, por último, Nova Cantu.

Em entrevista ao jornalista Ilivaldo Duarte, o padre disse que a ordenação é um grande ‘acontecimento na vida de um jovem, da sua família e de toda a comunidade paroquial’. Ele foi ordenado junto com outros 25 jovens no dia 5 de junho de 1966, no dia de Pentecostes, na Catedral de Cristo Rei, em Katowice.

Uma semana depois, no domingo da Santíssima Trindade, no dia 12 de junho de 1966, comandou sua primeira missa na cidade natal. A primeira Missa era cantada em latim, acompanhado pela Orquestra Sinfônica e o Coral da Basílica de Nossa Senhora de Piekary.

Padre Wostal

Padre Jorge Wostal era naturalizado brasileiro. Chegou ao Brasil em setembro de 1970. No dia 5 de junho deste ano ele completaria 58 anos de sacerdócio. De 1985 a 2002, padre Jorge foi pároco da Catedral São José em Campo Mourão e impulsionou a evangelização com a participação dos fiéis em diversas pastorais e movimentos, nas construções do Centro Catequético e Cúria Diocesana, entre outros.

Padre Wostal nasceu no dia 1º de agosto de 1942 no terceiro ano da Segunda Guerra Mundial, na Alta Silésia, cidade chamada de Piekary. Seu pai era mineiro, trabalhava em minas de carvão mineral, numa profundidade de 800 metros. Sua mãe, toda a sua vida, cuidava da casa e da educação dos filhos.