Morre ex-ministro Íris Rezende, que participou da Expocampo em 89

Morreu na madrugada desta terça-feira (9), o ex-ministro Íris Rezende, que esteve em Campo Mourão em 8 de outubro de 1989, na abertura da Expocampo, no Parque de Exposições. O evento contou com a presença do governador Álvaro Dias e do prefeito Augustinho Vecchi. Iris tinha 87 anos de idade e estava internado desde agosto em São Paulo devido a um AVC. No sábado (6), o quadro do político se agravou devido a uma infecção e ele não resistiu.

Durante o discurso do ministro em Campo Mourão, manifestantes ligados a União Democrática Ruralista (UDR), ergueram várias faixas de protestos. Os mesmos manifestantes no mês seguinte, também foram a praça Getúlio Vargas vaiar o ex-governador Leonel Brizola, que estava participando de um comício de sua campanha presidencial. Quando vaiado, Brizola ironicamente respondeu: “estou falando a verdade e ela arde em vocês”.

O corpo de Íris será velado no Palácio das Esmeraldas, em Goiânia. O enterro será no cemitério Santana, também na capital de Goiás, às 17 horas. O político deixa a esposa Iris Araújo Rezende e quatro filhos, Ana, Cristiano, Paula e Adriano.

Em mais de 40 anos de vida pública, Iris Rezende foi prefeito de Goiânia por quatro mandatos (de 1966 a 1969, de 2005 a 2010 e 2016 a 2020), governador de Goiás (1983 a 1986 e 1991 a 1994), ministro da Agricultura no governo de José Sarney e da Justiça no de Fernando Henrique Cardoso, deputado estadual e senador.

Com informações de Jair Elias