Morre reverendo Dickerson, o pastor que pagou 1 dólar por fiel para leitura dos 1.330 capítulos da Bíblia

Morreu na manhã desta quinta-feira (4), aos 73 anos de idade, o pastor reverendo Richard Leonard Dickerson, capelão da Comcam. Reverendo Dickerson morreu por problemas de saúde. Ele estava na cidade de Canyon, no estado do Texas, nos EUA. Deixa a esposa Judy e os filhos Christopher, Andrew e Diana. Não há informações do velório e sepultamento.

Reverendo Dickerson ficou muito conhecido na Comcam por seu carisma e trabalho na igreja libertando jovens de vícios das drogas. Não tinha um evento sequer em que o religioso não era convidado para dar a sua benção. Não à toa ele foi nomeado como capelão da Comcam em 2011. Em Campo Mourão recebeu também, da Câmara de Vereadores, o Título de Mérito Comunitário do Município. O projeto foi de autoria da então vereadora Nelita Piacentini.

Em 2008, reverendo Dickerson ganhou também as páginas da Gazeta do Povo, ficando conhecido em todo o Estado. Motivo: fazia o pagamento de US$ 1 dólar por fiel em Campo Mourão para ler os 1.330 capítulos da Bíblia. Cada nota foi autografada por ele. A reportagem foi feita na época pelo jornalista Dirceu Portugal, gerando grande repercussão.

A leitura de reflexão da Bíblia foi em praça pública. A ideia era ler todos os capítulos em 13 minutos. Para receber a nota do dinheiro norte-americano, cada fiel tinha que se inscrever na Biblioteca Municipal da cidade. Na hora da leitura, cada um deveria portar uma Bíblia aberta no capítulo a ser lido.

Dickerson chegou ao Brasil na década de 70. Veio para ficar apenas três meses, mas se radicou no País permanecendo por cerca de quatro décadas. O religioso deixou a cidade e voltou aos EUA em outubro de 2015.

Em 2011, em uma parceria entre a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, Município de Campo Mourão, através da Fundacam (Fundação Cultural), Biblioteca Pública Municipal Professor Egydio Martello e família Dickerson, dois Selos Comemorativos foram lançados comemorando os 35 anos de atuação do reverendo em Campo Mourão.

Os Selos Lloyd/Zonel Dickerson e Reverendo Richard/Bispo Bil foram apresentados em uma solenidade na prefeitura. O lançamento dos selos comemorativos também marcaram a abertura da exposição fotográfica “Sejamos o que Deus Sonhou”, com imagens do Reverendo Richard Dickerson.

A morte do religioso causou comoção entre a comunidade. São várias as mensagens em homenagem a ele nas redes sociais. “Lamentamos informar o falecimento de um Valente de Deus, o Reverendo Richard Dickerson. Foi chamado para voltar para a Casa do Pai na manhã de hoje. Homem íntegro, de conduta ilibada e amor sacrificial pelo Brasil, o Reverendo Dickerson deixa, além de uma linda família uma multidão de amigos. Tivemos o privilégio de tê-lo, por muitos anos, no convívio de nossa cidade”, comentou o Pastor André Porte, da 1ª Igreja Quadrangular de Campo Mourão.

O poeta, advogado e escritor Gilmar Cardoso, também lamentou a morte do reverendo. “Tenho boas lembranças da convivência com o estimado Reverendo Richard Dickerson, e numa delas ela prometeu dar US$ 1 autografada par a cada pessoa que fosse à praça central de Campo Mourão para refletir sobre a palavra de Deus, que contém 1.330 capítulos na Bíblia.. Eu ainda guardo a minha cédula com carinho e agora com saudades. Também guardo para sempre a oração com que ele sempre se despedia nos nossos encontros, principalmente, em eventos oficiais da região: ‘Quero que tu sejas tudo aquilo que Deus sonhou quando lhe colocou no ventre de sua mãe. Amém!’”, falou Cardoso.

O pastor de Farol, Douglas Laquias, foi outro que lamentou a morte de Dickerson. “Até breve Santo de Deus. Que Cristo Jesus Senhor nosso conforte família e amigos. Combati o bom combate, terminei a corrida, guardei a fé. Agora me está reservada a coroa da justiça, que o Senhor, justo”, disse Laquias, ao citar um trecho bíblico do livro de Timóteo.

O Reverendo

Nascido em Texarkana (EUA), Richard Dickerson veio para o Brasil em 1976. De 1995 a 1997 foi Pai Social no Cal Farley’s Family Program. Entre 1985 e 2003 foi membro do Conselho Fiscal e presidente da Associação Evangélica Missão Transmundial.

Já entre 2000 e 2003 foi presidente e diretor do Lar Agape e Escola Vocacional Agape, enquanto no período de 1976 e 2004 foi presidente, pastor, professor do Instituto Bíblico Agape, diretor administrativo e diretor nas igrejas evangélicas Transmundial.

Já ocupou a presidência do Hospital Santa Casa de Campo Mourão por duas vezes, foi Capelão de Campo Mourão e, em 2011, foi nomeado Capelão da Comcam e da Acamdoze. Também foi membro do Conselho do Idoso, Agenda 21, Observatório Social, Conselho Comunitário de Segurança e do Fórum de Desenvolvimento.