Motociclistas realizam manifesto nesta quarta para isenção de pedágio à categoria

Cerca de 60 motociclistas de vários clubes das cidades de Campo Mourão, Cianorte, Mamborê, Fênix, Quinta do Sol, Barbosa Ferraz, entre outros, realizam um manifesto  nesta quarta-feira (21), para cobrar do Governo do Estado a isenção da tarifa de pedágio para motos, triciclos e similares. O evento é denominado de “Pedágio Zero para Motos e Triciclos”.

O protesto será pacífico. Os motociclistas sairão em motociata de Campo Mourão, às 13 horas, parando em Engenheiro Beltrão. Em seguida terão como destino a praça de pedágio de Floresta, onde farão uma concentração. O protesto acontecerá simultaneamente nas principais praças de pedágio do Paraná.

Organizadores do manifesto lembram que a isenção das tarifas de pedágios para motos e triciclos chegou a ser aprovada por lei ainda em 2007 pelo então governador Roberto Requião, mas a Justiça julgou a lei inconstitucional. “O intuito é chamar atenção do Governo para que cumpra a Lei com a renovação dos contratos com as concessionárias”, falam os organizadores.

Em dezembro de 2007 Requião sancionou a Lei 15.722, que isenta motocicletas e similares do pagamento de pedágio nas rodovias do Estado. No entanto, dois anos depois, em 2009, a juíza federal substituta Tani Maria Wurster, da 1ª Vara Federal de Curitiba, julgou procedente pedido das concessionárias de pedágio do Paraná, considerando inconstitucional a Lei.

Os atuais contratos com as concessionárias, do chamado Anel de Integração, terminam em novembro de 2021. Inclusive, na quinta-feira (22), a concessão de rodovias será tema de uma audiência pública virtual na região de Campo Mourão.

VEJA TAMBÉM:

>> Audiência pública na região de Campo Mourão debate pedágio nesta quinta-feira