Mourãoense conquista título regional em competição de basquete na Itália

O mourãoense Guilhermy Vieira Teixeira da Silva, de 16 anos, está voando alto na cidade de Mantova, na Itália, onde reside há sete anos com a família. A equipe dele foi campeã em uma disputada competição do esporte pela Série Ouro 2017. O campeonato teve participação dos principais times de todo o estado da Lombardia. Ao todo, 24 equipes disputaram o torneio que envolveu mais de 300 jogadores.

A gran finale aconteceu no sábado (3), na Arena da pequena cidade de Curtatone, entre a JBC Curtatone – equipe de Guilhermy – contra o CUS Brescia. O placar final foi de 74 a 70 para a JBC Curtatone. Com o resultado o time levou o troféu de campeão para casa. “Faltando um minuto e meio para o fim do jogo estávamos atrás por sete pontos. Mas com muita garra e força de vontade da equipe conseguimos virar o jogo”, falou o atleta mourãoense, que atua na defesa. Ele fez questão de se ‘vestir’ com a bandeira brasileira durante a comemoração do título, ainda em quadra.

Orgulhosos do filho, os pais de Guilhermy, Wanderlei e Maria Celma, disseram à TRIBUNA que o rapaz sempre jogou basquete. “Desde que chegamos aqui, ele tinha 8 anos na época, já demonstrava paixão pelo esporte”, informaram os pais, ao lembrarem que o incentivo ao esporte é bastante forte no país. “As crianças, desde muito pequenas, ainda na escola, já desenvolvem a modalidade”, disseram.

Para Guilhermy, o título ‘é um degrau na escada de um sonho que se realiza depois de um ano de treinos diários e muito esforço’. “Este resultado pode abrir muitas portas não só para mim, mas para os companheiros de equipe também”, avalia o atleta.

Wanderlei e Maria Celma resumem a vitória do filho em um único adjetivo: orgulho. “É uma sensação inexplicável. Muito prazeroso ver um ano de esforço do Guilhermy sendo coroado com o título de campeão”, falaram.

Natural da cidade de Umuarama, Wanderley lembrou que mora na Itália por causa do trabalho. Ele atua na área de ‘martelinho de ouro’, trabalho que consiste na recuperação de latarias amassadas de veículos.

“Vim a trabalho e com o tempo trouxe toda a família para ficar perto de mim”, disse ele. Até então, Wanderley deslocava todos os anos àquele país, principalmente nas chamadas temporadas de chuvas de granizo para o trabalho e ficava meses longe da família.