Mulheres do Agro promovem encontro regional em Campo Mourão

A Comissão de Mulheres no Agro, do Sindicato Rural de Campo Mourão, promoveu na noite dessa quarta-feira (6), um encontro com a participação de diversas produtoras rurais da região. O evento foi realizado no salão do Hotel Santa Maria. Contou com uma palestra ministrada pela produtora Mônica Bayer, que abordou o protagonismo da mulher no campo.

“A ideia foi dividir a experiência que temos com todas elas. O foco principal foi relacionado a questões para participarem mais ativamente do agro. Não só simbolicamente, mas de uma forma efetiva, saindo do anonimato, passando também a ser protagonistas dentro da sua propriedade”, falou Mônica. Ela comentou que apesar de cada uma ter uma realidade diferente, a mulher tem que ‘olhar para frente’ conquistando cada vez mais seu espaço no segmento, assim como vem ocorrendo em outras áreas.

A coordenadora da comissão em Campo Mourão, Larissa Gallassini, comentou que o evento foi realizado em parceria com o Sindicato Rural de Campo Mourão, Senar e Faep. “Mulheres filiadas ao nosso sindicato e aos da região foram o público-alvo deste evento”, ressaltou.

Ela lembrou que a comissão iniciou os trabalhos no fim do ano passado. Durante os eventos, explicou Larissa, as mulheres trocam experiências sobre a gestão de suas propriedades. “Foi um bate papo muito produtivo com a Mônica para aprimorarmos a gestão das propriedades rurais”, destacou.

Ela lembrou que a comissão local das mulheres é um ‘braço’ da comissão estadual criada pela Faep em 2021. “A Faep, junto com todas as mulheres de Sindicatos do Paraná está fazendo uma movimentação para inserção da mulher no agro. Ela já está no agro, mas a ideia é que não fique só no anonimato, que passe também a desempenhar papel principal na propriedade”, afirmou. “Com isso, estão sendo preparadas e capacitadas, seja por meio de cursos do Senar ou eventos que estamos ministrando”, emendou.

Larissa ressaltou que a mulher ‘sempre’ esteve dando suporte ao homem no agro (dentro da propriedade) e ela é ‘fundamental em todo o processo’. “Às vezes não só dá suporte como está no dia a dia nas propriedades dirigindo caminhões, tratores, entre outros. Este movimento é de união e fortalecimento delas em prol de seu desenvolvimento”, observou.

Este ano, várias atividades locais e da comissão estadual serão promovidas, lembrou Larissa. “Temos visitas técnicas a propriedades para troca de experiência, encontro regional da Faep em Campo Mourão, eventos só para mulheres em Cascavel e também em em Curitiba”, resumiu.